skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Códigos QR e marionetas na Noite dos Museus do Paço dos Duques

Redação
Cultura \ quarta-feira, maio 12, 2021
© Direitos reservados
Erguido como casa senhorial no século XV, o Paço dos Duques tem sido o museu mais visitado do Norte e, no sábado, propõe o acesso às salas através da tecnologia, bem como um teatro de marionetas.

As tapeçarias de Pastrana, que representam as tomadas de Arzila e Tânger pelos portugueses, em 1471, as cerâmicas portuguesa, espanhola e até chinesa ou a própria imponência do edifício atraem, ano após ano, milhares de visitantes ao Paço dos Duques de Bragança. Erguida entre 1420 e 1433, a casa senhorial é hoje museu e, no sábado, celebra precisamente a Noite dos Museus, com duas iniciativas.

Nesse dia, a direção do Paço dos Duques propõe visitas gratuitas com “recurso às novas tecnologias” entre as 18:00 e as 22:30; assim, os visitantes devem utilizar o telemóvel para ler os códigos QR disponíveis em todos os espaços visitáveis, de forma a acederem à informação sobre as salas e o seu acervo.

Entre as 21:00 e as 21:30, é exibido o teatro de marionetas “O Afonso e a Constança, Duques de Bragança”, alusivo ao casal que fundou e habitou o Paço – D. Afonso, filho ilegítimo de D. João I, oitavo Conde de Barcelos e primeiro Duque de Bragança, e D. Constança de Noronha.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: