Com começo promissor em 2026, atletismo do Vitória quer expandir formação
Sara Ferreira, Matilde Fernandes, Laura Moreira e Isabel Serras fixaram um novo recorde nacional dos 4x200 metros para as categorias sub-20 e sub-23 durante o Campeonato do Norte de Pista Coberta, em 18 de janeiro. Em Braga, as quatro atletas vitorianas sagraram-se campeãs com um tempo de 01:41,56 minutos.
Esse grupo que assinou um marco na história do atletismo vitoriano, em curso desde 2010, conta com Sara Ferreira, atleta que fez todo o trajeto no clube, destacando-se com recordes nacionais sub-16 nos 60 metros barreiras e no triplo salto, mas também com Isabel Serras, uma das novidades apresentadas pelo Vitória em outubro.
Esse leque de contratações, que incluiu ainda Tiago Costa, Luís Saraiva, Carla Sousa, Mariana Marques, Sílvia Silva e Beatriz Fernandes, ajudou a robustecer os desempenhos a preto e branco, como se viu logo no final de 2026. A primeira São Silvestre de Guimarães, que contou com organização do clube e decorreu a 13 de dezembro, teve como vencedores Tiago Costa e Beatriz Fernandes. Os êxitos em corridas São Silvestre viriam a repetir-se: Luís Saraiva venceu as edições de Chaves, a 27 de dezembro, e de Vila Real, a 3 de janeiro, enquanto Tiago Freitas foi segundo classificado nas edições de Famalicão, a 23 de dezembro, e de Ribeirão, a 30 de dezembro. Miguel Vieira também foi segundo em Amares, a 28 de dezembro. João Paulo Fontão foi terceiro no Funchal a 17 de janeiro, nos Campeonatos de Portugal de maratona.
Os campeonatos nacionais de 10 quilómetros em estrada, realizados na Figueira da Foz, a 17 de janeiro, também marcaram um avanço face ao ano transato. A equipa masculina evoluiu do 11.º lugar de 2025 para o oitavo posto entre 100 equipas, fruto do somatório dos quatro melhores classificados – Luís Saraiva foi 60.º, Pablo Otero 65.º, João Carvalho 73.º e Tiago Freitas 75.º. No género feminino, o Vitória participou pela primeira vez e foi sexto classificado entre 43 equipas, após o 21.º posto de Beatriz Fernandes, o 38.º de Carla Sousa, o 49.º de Mullunesh Porteiro e o 104.º de Esmeralda Meira.
“Os resultados neste início de ano estão dentro das expetativas. No fundo, propusemos que o masculino se mantivesse no top-10 do campeonato nacional de estrada. No ano passado, ficamos em 11.º, com poucos pontos. Neste ano, melhoramos”, adianta ao Jornal de Guimarães o responsável pela secção de atletismo do Vitória, João Paulo Alves.
Conjunto de atletas do fundo e meio-fundo do Vitória SC
Subir de divisão e apostar na formação
O meio-fundo e o fundo no feminino eram lacunas até há bem pouco tempo. Com o reforço dessas disciplinas, a secção já traçou um objetivo claro para o ano em curso: as subidas à 2.ª Divisão Nacional de clubes, a começar pela pista curta. O campeonato nacional da 3.ª Divisão desenrola-se em 31 de janeiro e 1 de fevereiro, no Pombal.
A recente contratação da galega Aitana Capéans visa colmatar a falta de opções do Vitória para as disciplinas de lançamentos. “Os atletas podem ter clubes diferentes nas diferentes federações. Andávamos à procura de uma atleta nacional que pudesse preencher essa lacuna. Não conseguimos. A Aitana fez provas com bons resultados em Portugal. Representava outro clube em Portugal. Em Espanha, representa o Ourense. Era uma boa oportunidade para ambos”, esclarece o seccionista ligado ao Vitória desde junho de 2022.
A outra ambição do atletismo vitoriano, coordenado por João Paulo Alves com o auxílio de José Carlos Freitas, fundador da secção, é a de atrair mais atletas para a formação. Dos 105 atletas que representam o Vitória, 35 integram os escalões jovens, onde são estimulados a fazer provas combinadas – reúnem várias disciplinas. A secção dispõe de três treinadores: Vítor Teixeira encarrega-se dos sub-10 aos sub-12, João Cruz dos sub-14 aos sub-16 e Nelson Teixeira encarrega-se dos atletas a partir dos 16 anos.
A secção gostaria de ver esse número elevado para 50 ao longo deste ano e dá o exemplo dos eventos informais como veículos de atração de potenciais talentos para a modalidade.
“A Sara Ferreira fez o Grande Prémio da Madre de Deus de forma informal, gostou e passou a integrar o atletismo do Vitória. Essas provas de rua podem mostrar aos miúdos que têm jeito para lançamentos, saltos. Ou podem divertir-se com uma coisa de que gostam. Quanto melhor a formação, melhor o funcionamento do clube”, frisa.
Sara Ferreira tem mínimos para participar no Campeonato da Europa sub-18 de 2026, que se desenrola entre 16 e 19 de julho, em Rieti, na Itália. Matilde Fernandes e Isabel Serras também ambicionam marcar presença na competição, adianta João Paulo Alves.
Sara Ferreira tem-se distinguido com vitórias e recordes nos escalões jovens © Vitória SC