skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
04 julho 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“Começar a trabalhar com 85% a 90% do plantel fechado é interessante”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sábado, julho 04, 2026
© Direitos reservados
Vasco Botelho da Costa assume necessidade de contratar extremo para o Moreirense e promete olhar com atenção para equipa sub-23, numa época em que espera superar registo da época passada.

Um dos imaculados tapetes verdes da academia do Moreirense acolheu este sábado o primeiro treino da pré-temporada 2026/27. Agradado com o facto de os jogadores regressarem em forma – “não há barriguinhas extras, toda a gente se portou bem” -, o treinador Vasco Botelho da Costa confessa ter “expetativas excelentes” para uma época em que o plantel já está, na sua maioria, formado, com os cinco reforços a marcarem presença no treino: o guarda-redes Aranha, o defesa central Janderson e os avançados Michael DaCosta, Koby Mottoh e Alexandre Parsemain.

“Temos uma base já muito consolidada para aquilo que vai ser o plantel da época. Começar a trabalhar já com uma base, 85% a 90% do plantel fechado acaba por ser muito interessante. É um período aquisitivo, de integrar também gente nova”, salientou o técnico.

Embora reconheça a necessidade de se contratar um extremo, o timoneiro realçou que o plantel cónego vai ainda ter em conta a nova equipa sub-23. “Esta questão da criação do plantel de sub-23 também nos permite ter aqui alguns jovens integrados para também os conhecermos. Queremos perceber o que é que temos em casa. É a ideia do clube, com a qual eu concordo bastante. Estar a trazer por trazer não faz sentido”, adiantou.

Quanto aos objetivos para a época 2026/27, Vasco Botelho da Costa realça que a prioridade é obter os 35 pontos o mais cedo possível, embora assuma que gostaria de superar os 43 pontos que, na época transata, valeram o sétimo lugar. “Tirando aquelas cinco grandes equipas do nosso campeonato e, se calhar, o Famalicão, todos partimos em pé de igualdade. É um campeonato muito difícil, um campeonato muito mental. A forma como se começa pode ter uma influência grande sobre a restante época. Lá está, queremos preparar-nos o melhor possível para darmos uma resposta positiva na primeira jornada e ter o foco nos 35 pontos”, sublinhou.

O início do campeonato, marcado para 8 e 9 de agosto, é teoricamente difícil, com a receção ao Sporting de Braga a anteceder a receção ao Benfica, na terceira jornada, e a visita ao reduto do FC Porto, na quinta. Vasco Botelho da Costa prefere, contudo, ver “o copo meio-cheio”.

“É também um dos nossos micro-objetivos, digamos assim, crescer em relação à temporada passada, onde não conseguimos pontuar contra as equipas de cima do campeonato. É algo que queremos muito contrariar. No início, vamos ter algumas dessas oportunidades e, portanto, queremos aproveitá-las”, referiu.

 

Grupo ouve instruções de Vasco Botelho da Costa © Moreirense FC

Grupo ouve instruções de Vasco Botelho da Costa © Moreirense FC

 

Dinis Pinto: “Moreirense está a crescer para fazer cada vez melhores campanhas”

Enquanto cumpre a fase final de recuperação da lesão no ombro esquerdo, que o afastou dos relvados desde março, Dinis Pinto realça que o Moreirense vai trabalhar para “fazer mais e melhor” do que na época passada, enalteceu a qualidade e a irreverência dos jovens jogadores que integram a nova formação sub-23 e notou que os cónegos estão cada vez mais preparados para boas campanhas na Liga Portugal Betclic.

“Está à vista de todos que a evolução é notória. Penso que o Moreirense está a crescer nesse sentido de fazer cada vez melhores campanhas, há mais investimento e penso que é notória a evolução do clube”, sublinha.

O plantel do Moreirense contou com três jogadores oriundos dos sub-19 – Dante Brito, Pedro Silva e Simão Ribeiro – e seis jogadores que, neste momento, contam como sub-23 – o guarda-redes Tiago Costa, o médio Miguel Silva e aos avançados Rodrigo Soares, Afonso Vieira, Michael DaCosta e Koby Mottoh.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo