Comemorações do Dia Nacional do Marinheiro vão decorrer durante três dias
No último sábado, a Delegação dos Fuzileiros do Minho organizou uma conferência centrada nas raízes vimaranenses, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Marinheiro. Durante o evento, foi apresentado o pré-programa das comemorações do Dia Nacional do Marinheiro 2026, que integra simultaneamente o 46.º Encontro Nacional de Marinheiros e o 3.º aniversário da delegação dos Fuzileiros do Minho.
"É uma honra para Guimarães poder acolher o Dia Nacional do Marinheiro e prestar reconhecimento a todos aqueles que, ao serviço do mar e do país, desempenham um papel essencial muitas vezes longe do olhar público”, afirmou o presidente da Câmara de Guimarães, Ricardo Araújo, na conferência promovida pela Delegação dos Fuzileiros do Minho.
Durante a conferência, foi conhecido o pré-programa das comemorações do Dia Nacional do Marinheiro 2026, que vai incluir o 46.º Encontro Nacional de Marinheiros e o 3.º aniversário da delegação dos Fuzileiros do Minho. Prevê-se que as celebrações, que contam com o apoio da Marinha Portuguesa, vão realizar-se entre os dias 25 e 27 de junho, em Guimarães.
O evento contou ainda com a apresentação do logótipo oficial do 46.º Encontro Nacional de Marinheiros.
Recorde-se que, em setembro, Guimarães foi selecionada para ser a cidade-anfitriã do Dia Nacional do Marinheiro em 2026. Até à realização do certame, a Delegação dos Fuzileiros do Minho “criou um pré-programa com diversas tipologias promocionais de divulgação de um acontecimento que vai marcar o ano de 2026 em termos de vida associativa e cultural, com impacto no concelho de Guimarães”.
A par de Ricardo Araújo, o evento contou ainda com a presença do presidente da delegação dos Fuzileiros do Minho, do presidente da Associação de Fuzileiros e do Comandante da Zona Marítima do Norte.