skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
03 julho 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

COMvivências promove "Conversas no Bairro de Mataduços" no dia 5 de Julho

Redação
Sociedade \ quarta-feira, julho 02, 2025
© Direitos reservados
A 5 de julho, o bairro de Mataduços será palco de "Conversas no Bairro", uma ação que visa fortalecer os laços comunitários através da arte, do cuidado e da relação com os espaços verdes.

A associação Paisagem Periférica, no âmbito do projeto COMvivências, apresenta no sábado, dia 5 de julho, a iniciativa "Conversas no Bairro de Mataduços", uma ação comunitária desenhada para promover o diálogo e o envolvimento entre moradores do bairro de Mataduços, na rua do Penedo.

A programação será centrada na relação da comunidade local com as plantas e os espaços verdes, refletindo uma abordagem integrada entre ambiente, convivência e bem-estar.

O projeto COMvivências é desenvolvido em parceria com moradores de dois bairros sociais de Guimarães e estudantes da Escola de Medicina da Universidade do Minho. Através da prática teatral, procura-se exercitar o cuidado como uma experiência coletiva, estética e poética. Este processo visa criar protocolos de encontro capazes de fomentar formas de coexistência que promovam o cuidado de si, do outro e do bem comum.

Como refere o investigador Enrico Campo, cuja citação norteia a filosofia do projeto: “O cuidado implica uma mudança dos sujeitos envolvidos (...) somos mudados e mudamos por nossa vez, pelas pessoas e as coisas às quais damos, e das quais recebemos atenção”.

A direção artística do projeto está a cargo de Manuela Ferreira, com Carla Silva (CASFIG) na coordenação da área social, Tiago Porteiro na coordenação geral e produção, e uma equipa de monitorização composta por Luísa Salamanca e Teresa Mora.

O projeto COMvivências, é uma iniciativa da Paisagem Periférica Associação, integrado no programa Partis & Art for Change III, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação
"La Caixa". Esta iniciativa visa promover o acesso à criação artística a públicos em situação de vulnerabilidade, reforçando os laços comunitários e sociais através da arte. O projeto conta com a parceria da CASFIG, Empresa Municipal, Universidade do Minho, Casa do Povo de Fermentões, RUM, Município de Guimarães e Théatre de la Ville.

Para mais informações é possível contactar a organização através do email: paisagemperiferica2@gmail.com

Programa completo :

9h30h – 12h – Oficinas

Jardinagem com Torcato Freitas (CASFIG)
"Há flores e plantas que crescem e outras que morrem vai-se lá saber porquê! Como podemos distrair aquele morcão que dá cabo de tudo? Queres saber mais? Vem daí! Podes até trazer os teus próprios vasos!"

Hortofloricultura sustentável com Sónia Castro e Nuno Oliveira (Produtores de hortofrutícolas em modo de produção biológica em Guimarães desde 2012)

"Como estrumar, semear, mondar, colher em cada época do ano? Nesta oficina vamos pôr as mãos na terra! Será tempo também para esclarecer as tuas dúvidas."

A inscrição pode ser feita online ou pelo telefone: 253519881 (horário laboral) | Inscrições limitadas

Local de encontro: Centro de Recursos do Bairro de Mataduços - R. de Jorge Amado 206, 4800-091 Fermentões


10h – 12h | Oficina de caligrafia com António Matos
"Vamos experimentar diferentes formas de escrever à mão, a partir do poema Cuidar de Eugénio de Andrade. Para todas as idades. Sem necessidade de inscrição."

Local de encontro: Centro de Recursos do Bairro de Mataduços - R. de Jorge Amado 206, 4800-091 Fermentões

15h –18h | Consultas Poéticas com Luisa Maria da Conceição, Nuno Pacheco, Sabrina Rebelo e Vitor Castro
"Um encontro/conversa entre um(a) artista e um(a) “paciente-espectador(a)” que começa com uma simples pergunta: "Como é que estás?". Depois a conversa vagueia por caminhos imprevisíveis."

17h – 18h | As receitas do Chefe António Loureiro (Restaurante "A Cozinha") 
"Como transformar ingredientes simples em pratos dignos de um chefe estrelado? Dá para ser delicioso, saudável e barato ao mesmo tempo? Vem descobrir com o Chefe António Loureiro que adora mostrar que, na cozinha, até o básico pode virar pura magia!"

Assistentes: Carlos Rodrigues (utente do apartamento partilhado de autonomização -Novo Rumo I - Cruz Vermelha Portuguesa Delegação de Guimarães) e Manuela Silva (moradora de Mataduços).

18h15 | Performance do Grupo de Teatro de Moradores
"Cuidadores de plantas cruzam-se numa sala de espera nada comum. Entre vasos, silêncios e desabafos, o que será que floresce nas conversas? Falam de flores ou de medos? Das plantas… ou deles mesmos?"

Direção artística: Manuela Ferreira Intérpretes e co-criadores: Albertina Castro, António Matos, Cristina Fernandes, Estela Gonçalves, Fátima Ribeiro, Fátima Teixeira, Filipe Dias, José Carlos Freitas, José Freitas Marques, Ludovina Silva, Manuel Fernandes, Rita Moreira.

18h30 – 19h30 | Conversas no bairro
"Conversa informal e descontraída onde se cruzam saberes diversos em torno do conceito de cuidado, sustentabilidade e Saúde & Bem-estar. Sintam-se convidados a participar com perguntas, ideias e opiniões."

Fátima Teixeira (moradora de Mataduços e participante no Grupo de Teatro de Moradores - COMvivências); Marta Garcia (Nutricionista – Instituto Jenner); Pedro Morgado (Psiquiatra – Escola de Medicina da Universidade do Minho); Teresa Pontes (moradorade Mataduços e apaixonada pelo mundo vegetal) Moderação de Cristina Dias (diretora de serviços/ CASFIG)

Final | Convívio e degustação
"O dia acaba em tom de celebração e convivialidade. Tempo de degustar as delícias preparadas pelo chefe Loureiro e seus assistentes e de saborear as águas aromatizadas e outros refrescos preparados pela Flor e o grupo de moradores cuidadores do jardim de plantas aromáticas de Mataduços."

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124