skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Voz da poesia do oriente e do jazz nova-iorquino, Arooj Aftab em Guimarães

Redação
Cultura \ segunda-feira, julho 03, 2023
© Direitos reservados
Vencedora de um Grammy em 2022, a artista promete congregar o trance eletrónico, o jazz e a poesia devocional sufi no único concerto desta digressão que passa por Portugal.

A premiada Arooj Aftab regressa este ano a Portugal, para um único concerto, o seu primeiro em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor. Contando já com um galardão (2022) e três nomeações nos Grammy Awards (a última na edição de 2023), a artista de origem paquistanesa, atualmente radicada em Nova Iorque, apresenta-se ao público esta terça-feira, às 21h30, após um ativo período com profícuas criações e colaborações musicais. “No Grande Auditório Francisca Abreu, a voz daquela que já foi apelidada faz-se acompanhar do músico e compositor norte-americano Gyan Shankar Riley, com a guitarra acústica deste preparada para se misturar com o perfume e vibração das declamações de Arooj”, lê-se no comunicado da cooperativa A Oficina.

Com um som que flutua entre o trance eletrónico, o jazz e a poesia devocional sufi – corrente do Islão que advoga uma vida mais contemplativa -, Arooj Aftab inspira-se em figuras como a do espirituoso Rumi (1207–1273) ou a do poeta inidano Mirza Ghalib (1797–1869), utilizando o estilo poético oriental ghazal, que invoca histórias de grande profundidade emocional, com reflexões existenciais profundas e apaixonadas. 

O crescente sucesso do seu trabalho tem sido particularmente notório desde o lançamento do álbum “Vulture Prince” (lançado em 2021 através da New Amsterdam Records) que, para além de figurar nas principais listas internacionais de melhores álbuns de 2021 e apresentações no Tiny Desk e KEXP, lhe valeu ainda um Grammy recebendo elogios sem precedentes da crítica. A cantora e compositora ganha assim em 2022 o prémio de Melhor Performance de Música Internacional pela sua canção “Mohabbat” nos 64.º Grammy Awards, tornando-se assim a primeira artista paquistanesa a ganhar um Grammy. 

O seu mais recente lançamento, “Love in Exile” (2023), conta com a colaboração de parceiros musicais como Vijay Iyer – compositor e pianista norte-americano (baseado em Nova Iorque) de ascendência indiana que esteve no Guimarães Jazz 2022 – e Shahzad Ismaily – músico, compositor e produtor nascido nos Estados Unidos (e atualmente também baseado em Nova Iorque) e com ascendência paquistanesa, tem já um extenso percurso de aprendizagem em países como Paquistão, Índia, Turquia, México, Japão, Indonésia, Marrocos e Islândia. 

A um dia do concerto, ainda há bilhetes disponíveis para se ver e ouvir Arooj Aftab. À hora de publicação do artigo, a 1.ª Plateia, mais em baixo, está quase repleta, com 336 lugares ocupados entre os 417 disponíveis, e a 2.ª Plateia, mais acima, com muitos lugares por se ocuparem – venderam-se até agora 55 bilhetes para os 362 lugares disponíveis.

Cada bilhete custa 10 euros ou 7,50 euros com desconto, podendo ser adquiridos online na BOL e em aoficina.pt ou presencialmente, nas bilheteiras dos equipamentos culturais geridos pel’A Oficina.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: