
Concerto dos Fragmentos e 132º Peregrinação marcam fim de semana na Penha
O programa "O Verão é na Penha" prossegue no próximo fim de semana com dois dias marcados pela música, pela tradição e pela religiosidade.
No sábado, 13 de setembro, pelas 22h00, o Largo da Comissão acolhe o concerto dos Fragmentos, grupo vimaranense formado nos anos 90. Nascidos em agosto de 1992, os cinco amigos deram voz a canções que se tornaram parte do quotidiano de várias gerações. "As palavras que cantamos ecoam ainda hoje no quotidiano de cada um de nós, por isso vale a pena cantá-las outra vez, ainda mais alto para que cheguem mais longe", recorda Rui Afonso, um dos elementos da banda, no comunicado divulgado pela organização.
Já o domingo, 14 de setembro, será dedicado à 132.ª Peregrinação à Penha, considerada a grande peregrinação do Arciprestado. A jornada inicia-se às 08h00 com Eucaristia no recinto do Santuário, seguindo-se, às 08h15, a saída da peregrinação desde a Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira. A celebração central terá lugar às 11h00, também com Eucaristia.
À tarde, pelas 15h00, o Largo da Comissão recebe o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ronfe, que levará ao público a autenticidade da cultura do Baixo Minho. Com mais de 50 elementos, o grupo preserva as danças e trajes populares do século XIX, transformando cada atuação numa celebração da identidade vimaranense.