
"Consultas Poéticas" levam arte e escuta aos bairros sociais de Guimarães
A cidade de Guimarães vai receber, nos dias 31 de maio e 7 de junho, uma iniciativa que une arte, escuta e intervenção social. As "Consultas Poéticas", promovidas pela Associação Paisagem Periférica em colaboração com a CASFIG, levam performances personalizadas aos moradores de bairros sociais, num formato de encontro íntimo entre artista e participante.
A ação consiste numa conversa entre um(a) artista e um(a) morador(a), que culmina numa "prescrição poética" - seja um poema, uma dança ou uma peça musical. A instalação cénica, composta por uma mesa e duas cadeiras, é montada no espaço público e acolhe um grupo de cinco performers - três atores, um bailarino e uma diseuse -, que atuam como ouvintes e intérpretes das histórias partilhadas.
As sessões realizam-se, a 31 de maio, no bairro Monte de São Pedro, entre as 10h30 e as 12h30 e no Bairro de Urgezes, entre as 14h30 as 17h30. Já a 7 de junho decorrerão no bairro de Creixomil, entre as 10h30 as 13h00, e no bairro de Mesão Frio, entre as 15h00 as 17h30. Em julho, a iniciativa estender-se-á aos bairros de Mataduços e Coradeiras, em data ainda a definir.
Inspirado numa ação do Théâtre de la Ville, em Paris, o projeto foi adaptado à realidade portuguesa através de uma formação técnica e ética oferecida pelos artistas franceses aos sete performers envolvidos. A iniciativa integra o eixo "Art & Santé", promovendo o poder curador das artes performativas em contextos de vulnerabilidade social.
A Associação Paisagem Periférica atua no cruzamento entre o artístico e o social, desenvolvendo projetos participativos com enfoque na acessibilidade cultural, inclusão e escuta ativa.