skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
24 novembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Corta-mato: Leonel Alves campeão em T20 e Leonardo Oliveira no pódio sub-20

Redação
Desporto \ segunda-feira, novembro 24, 2025
© Direitos reservados
O atleta da JUNI levou a melhor na categoria de desporto adaptado, enquanto o corredor da El Comandante Team foi terceiro. Vitória SC alcança sétimo lugar coletivo na prova masculina de elite.

O Campeonato Nacional de Corta-Mato, realizado este domingo, em Lagoa, no Algarve, terminou com vários resultados de monta para a representação vimaranense, inclusive um título: Leonel Alves, da JUNI, foi o mais rápido na classe T20 de desporto adaptado e sagrou-se campeão nacional pela segunda vez na carreira, depois de o ter feito em 2024, nos 10 quilómetros de estrada, em Tomar.

Já na prova sub-20 masculina, Leonardo Oliveira, da vimaranense El Comandante Team, subiu ao pódio, ao terminar a corrida no terceiro lugar, com um tempo de 14.12,90 minutos, atrás de Manuel dos Santos (Sporting de Braga), o vencedor, e de Tiago Jorge (Juventude Vidigalense), o vice-campeão.

 

Vitória melhora classificação coletiva do ano passado

Nas elites, o Vitória SC escalou mais um degrau na classificação coletiva masculina. A equipa preta e branca foi sétima entre 17 equipas, após os quatro melhores atletas terem concluído o corta-mato longo nas seguintes posições: Tiago Costa, o mais recente reforço do atletismo masculino vitoriano, foi 31.º, Luís Saraiva foi 51.º, Tiago Freitas foi 52.º e João Carvalho 60.º na geral individual encabeçada por Victor Kimosop, do Benfica. José Carlos Pinto competiu a título individual e foi campeão nacional, ao cotar-se como o melhor português na corrida, com o quarto lugar.

Bruno Abreu e João Paulo Fontão também representaram o Vitória SC no Algarve, mas desistiram, circunstância que não impediu a equipa de melhorar, ainda assim, o nono lugar do ano passado, no campeonato precisamente decorrido em Guimarães.

Na elite feminina, a vimaranense Mónica Silva, do Clube Desportivo de São Salvador do Campo, ficou à porta do pódio. A atleta concluiu o corta-mato longo no quarto lugar, ao concluir os 7,47 quilómetros com um tempo de 26.38,20 minutos, a dois segundos da terceira classificada, Ana Mafalda Ferreira, do Sporting. Mariana Machado, do Sporting de Braga, dominou a prova por completo e sagrou-se pentacampeã nacional, tendo sido acompanhada no pódio pela colega de equipa Laura Taborda, segunda classificada. A representante do Vitória, Beatriz Fernandes, esteve muito tempo nas 20 primeiras, mas não concluiu a prova.

Na categoria sub-18 masculina, Afonso Moreira, da El Comandante Team, foi 13.º classificado, com uma marca de 14.56,40 minutos, numa prova vencida por Igor Gomes, do Grupo Desportivo e Cultural de Gueifães, com o tempo de 14.25,00 minutos. Na prova masculina de sub-16, o escalão mais jovem do campeonato, Tiago Costa, da mesma equipa, foi 12.º, com uma marca de 10.07,60 minutos, a 44,5 segundos do vencedor, Leonardo Borrego, do Sporting.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: