skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
02 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CPCJ assinala prevenção dos maus-tratos na infância

Redação
Sociedade \ terça-feira, abril 01, 2025
© Direitos reservados
A campanha inclui a colocação de laços azuis em edifícios, a iluminação da Câmara Municipal, caminhadas, ações de sensibilização e um momento especial no jogo Vitória SC - Santa Clara.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Guimarães (CPCJ) junta-se, em 2025, à campanha "Laço Azul", promovendo um conjunto de ações para sensibilizar a comunidade sobre a prevenção dos maus-tratos na infância, anunciou a autarquia nesta terça-feira.

De 01 a 30 de abril, o laço azul estará colocado nas fachadas dos edifícios de todas as entidades aderentes à iniciativa, e o edifício da Câmara Municipal estará iluminado em tons de azul. No caso do edifício dos Paços do Concelho, o laço azul foi colocado por utentes da Cercigui, na presença das crianças do infantário e da pré-escola da EB de Santa Luzia.

A 04 de abril, o Agrupamento de Escolas de Pevidém recebe a caminhada azul e outras iniciativas ao longo do dia. No dia seguinte, o encontro entre Vitória SC e Santa Clara, da 28.ª jornada do principal campeonato nacional de futebol, marcado para as 20h30, recebe uma ação de sensibilização. No dia 24, tem lugar uma ação de sensibilização da PSP junto de estabelecimentos de comércio tradicional e dos alunos da Escola Básica 2 e 3 Egas Moniz, entre as 10h00 e as 12h00.

Com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e de várias entidades concelhias, a iniciativa visa mobilizar a população para esta causa, apelando à participação ativa nas atividades programadas ao longo do mês de abril. Como é hábito, a campanha decorrerá sob o lema: "Serei o que me deres… que seja AMOR", o que reforça a importância de um ambiente seguro e afetivo para todas as crianças.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93