Creixomil assinala 1100 anos com espetáculo e atividades ao ar livre
A carta de Ramiro II, rei de Leão, que doa a Mumadona Dias, condessa do território reconhecido como Condado Portucalense, a Quinta de Creiximir, datada de 926, contém a mais antiga referência à freguesia de Creixomil. Ano após ano, a 22 de fevereiro, os creixomilenses assinalam o dia da sua freguesia, numa celebração que atinge, neste ano, o número redondo dos 1.100 anos.
À semelhança de anos anteriores, a Junta de Freguesia assinala a data com um programa de festividades, que, desta feita, arranca precisamente a 22 de fevereiro, um domingo, com uma eucaristia e uma salva de fogo, às 11h30.
O leque de atividades calendarizadas prossegue a 28 de fevereiro, um sábado, com um espetáculo “Creixomil Água e Fogo”, no salão do Domus Vitae, a partir das 21h00.
A 6 de março, uma sexta-feira, a partir das 21h00, realiza-se a conferência “Utilização dos espaços verdes e impactos na saúde”, no Laboratório da Paisagem, infraestrutura que está no cerne da Capital Verde Europeia (CVE), enquanto a 7 de março haverá lugar à apresentação do livro “Versos até à alma”, de Emídio Pereira, na Sala do Tempo, a partir das 15h30.
A Corrida da Primavera, no Parque da Cidade Desportiva, a 21 de março, um sábado, a partir das 10h00, o BTT – Pedalar por Creixomil, a 22 de março, um domingo, a partir das 09h00, e o Jantar Comemorativo na Irmandade de Nossa Senhora da Luz, no dia 27, às 20h00, completam o programa.