skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
01 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cristina Cepa Carvalho eleita provedora da Misericórdia de Guimarães

Redação
Sociedade \ sábado, janeiro 31, 2026
© Direitos reservados
A candidata da lista A recolheu quase 66% dos votos e superou a candidatura da lista B, encabeçada por Laurinda Lemos, numa eleição decorrida este sábado, sufragada por 370 irmãos.

Cristina Cepa Carvalho é a nova provedora da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, instituição com 514 anos de existência, após a candidatura que liderava vencer as eleições realizadas neste sábado. A lista A mereceu a preferência de 243 dos 370 irmãos que afluíram às urnas (65,7% dos votos), enquanto a lista B, encabeçada por Laurinda Lemos, recolheu 126 votos (34,1%). Registou-se ainda um voto nulo.

Tesoureira no mandato anterior, Cristina Cepa Carvalho é a provedora eleita para o quadriénio 2026-2029, sucedendo no cargo a Eduardo Leite, que renunciou ao cargo a 4 de dezembro de 2025, depois de ser eleito vereador municipal no executivo da coligação Juntos por Guimarães, presidido por Ricardo Araújo, e assumido os pelouros da ação social e da saúde.

Eduardo Leite foi, aliás, o mandatário da candidatura de Cristina Cepa Carvalho, que elegeu ainda para a mesa administrativa Armando Salgado (secretário), João Vicente Salgado (tesoureiro), Paulo Mendes (vogal), António Leão (vogal), Maria Isabel Abreu (vogal), Maria Ferreira Leite (suplente), Maria Lima (suplente), Rodrigo Pereira (suplente) e Ricardo Freitas (suplente), bem como Carlos Alpoim, para a presidência da assembleia geral, e António Monteiro de Castro para a presidência do conselho fiscal – ou definitório, como também é chamado na Misericórdia.

O programa de Cristina Cepa Carvalho inclui, entre outras medidas, a criação de novos serviços de saúde, entre os quais a cirurgia de ambulatório, as consultas externas e a consulta aberta 24 horas por dia através de “parcerias estratégicas”, a oferta de novas camas em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), num edifício projetado para o terreno entre o Convento de Santo António dos Capuchos e o campus de Azurém da Universidade do Minho, o reforço da marca na comunidade e da informatização da gestão documental.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo