
Crucifixo românico de Prazins é a peça do mês na Sociedade Martins Sarmento
No âmbito da iniciativa "Um mês, uma peça", a Sociedade Martins Sarmento, destaca no mês de setembro, um raro crucifixo românico em cobre e esmalte de Limoges, datado dos séculos XII/XIII e proveniente de Santa Eufémia de Prazins. A peça, de 34 por 27,3 centímetros, apresenta a figura de Cristo coroado, de anatomia sumária, com vestígios de esmalte no perizonium, mas já ausente nas cavidades oculares.
A obra encontra-se atualmente adaptada a uma cruz de fabrico posterior, em cobre estampado e decorado com padrão geométrico, preservando ainda o espigão de fixação. O crucifixo foi oferecido à SMS em 2 de junho de 1927 por Fernando da Costa Freitas, filho de Avelino Germano da Costa Freitas, um dos fundadores da instituição.
Na época da sua incorporação, foi destacada a semelhança com uma peça semelhante existente no Museu de Berna, também datada dos séculos XII/XIII e classificada como exemplar de grande valor arqueológico da ourivesaria românica.
A comparação entre os dois exemplares reforça a relevância do crucifixo de Prazins no panorama do património medieval português, confirmando a sua autenticidade e o interesse científico e artístico da peça.