skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
12 abril 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Cruzes voltam a florir Serzedelo em 2 e 3 de maio

Redação
Freguesias \ segunda-feira, abril 13, 2026
© Direitos reservados
A emblemática tradição local, em que 16 cruzes de madeira são ornamentadas com pétalas de flores naturais pelas famílias que as guardam, regressa à vila no âmbito da Festa das Cruzes.

Celebração maior da vila de Serzedelo, a Festa das Cruzes regressa no primeiro fim de semana de maio, com a secular tradição das Cruzes Floridas a abrilhantá-la.

No sábado, as famílias que se constituem como guardiãs das 16 cruzes de madeira ornamentam os seus intricados símbolos com pétalas de flores naturais pelas mãos das mordomas, num ambiente familiar, que expressa um saber transmitido de geração em geração.

No domingo, durante a madrugada, a população mobiliza-se para a elaboração dos tradicionais tapetes de flores e serrim, que se estendem por vários quilómetros. Estes tapetes assinalam o percurso da Procissão do Senhor aos Doentes, que tem início após a eucaristia da manhã, levando o Santíssimo Sacramento às casas de quem não pode deslocar-se à igreja. A procissão é acompanhada pela Fanfarra do Agrupamento 84 do CNE, pela Banda Filarmónica e por numerosos fiéis, num momento de profunda devoção e comunhão.

Ainda no domingo, durante a manhã e início da tarde, as cruzes floridas são colocadas nos nichos de pedra ao longo do percurso entre o Largo da Igreja e a Capela do Senhor do Calvário. Pelas 15h00, realiza-se a Via Lucis, que percorre o trajeto, convidando à reflexão e à celebração da fé.

“Mais do que uma manifestação religiosa, a Festa das Cruzes afirma-se como uma expressão viva do património imaterial da região, onde tradição, comunidade e espiritualidade se entrelaçam de forma única”, refere a organização, em comunicado.

 

Sara Correia é cabeça de cartaz na música

Além desta dimensão religiosa e simbólica, a Festa das Cruzes inclui ainda um programa de animação musical, com Cristina Sá & Companhia na noite de 30 de abril, quinta-feira, Toka e Dança em 01 de maio, sexta-feira, Visita às Cruzes com os Zés Pereiras, na tarde de sábado, e Sara Correia, fadista que já atuou na Meo Arena, maior sala de espetáculos no país, na noite de sábado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo