skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Curso de Desporto do IPCA sediado em Guimarães: arranca já em setembro

Bruno José Ferreira
Desporto \ sexta-feira, abril 05, 2024
© Direitos reservados
Guimarães alarga a sua oferta educativa de ensino superior, colmatando uma lacuna do distrito, uma vez que não havia ensino público de Desporto. Acrescenta a vertente académica à Cidade Desportiva.

O IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave terá a partir do próximo ano letivo, já em setembro, uma licenciatura em Desporto sediada em Guimarães, constituindo assim aquela que será a primeira oferta do distrito nesta área no que diz respeito a ensino público.

Esta nova licenciatura, nomeadamente a sua operacionalização, está ainda a ser trabalhada entre o IPCA e a Câmara Municipal de Guimarães, integrando-se na Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB), criada em 2021, ainda que não tivesse oferta educativa até agora.

A licenciatura em Desporto irá ter a sua componente prática – que tem um peso considerável no seu plano curricular – nas infraestruturas municipais geridas pela Tempo Livre, nomeadamente a Pista de Atletismo Gémeos Castro, as Piscinas Municipais, entre outros, sendo complementada com infraestruturas de clubes vimaranenses.

A parte letiva que implica utilização de salas de aulas está, ainda, a ser equacionada, tudo indicando que possa funcionar no Pavilhão Multiusos de Guimarães.

No futuro a ideia passa por poder robustecer este curso, em aproximação a outras unidades do IPCA existentes em Guimarães, de forma a que seja uma referência na região, e não só.

Com esta nova valência, para além de alargar a sua oferta educativa com ensino público de Desporto que não existia no distrito, Guimarães junta à Cidade Desportiva a vertente académica.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: