skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Daniel Pereira Cristo chega e cria coletivamente para Dar Corda à Casa

Redação
Cultura \ sexta-feira, janeiro 14, 2022
© Direitos reservados
Chega a oportunidade de conhecer o resultado dos encontros de tocata liderados por Daniel Pereira Cristo na Casa da Memória de Guimarães, a 30 de janeiro.

Após ‘Dar Corda à Casa’ com um conjunto de encontros informais a realizar nos dias 18, 20, 24 e 27 de janeiro, o músico Daniel Pereira Cristo protagoniza a 30 de janeiro, pelas 16h00, na Casa da Memória de Guimarães, a apresentação pública final, com acesso gratuito. Este projeto promove assim a continuidade de um processo de investigação sonora no território iniciado em 2021 pel’A Oficina num trabalho conjunto com este mesmo artista.

No último domingo do mês decorrem – entre a continuidade dos ensaios dos participantes e a apresentação da tocata entretanto criada – tertúlias em torno da construção de cordofones e da atividade violeira com grande tradição em Guimarães e que, entretanto, se perdeu.

Antes disso e rumo ao objetivo final, músicos profissionais e amadores que aceitaram o convite de Daniel Pereira Cristo, encontrar-se-ão às 18h00 de dias 18, 20, 24 e 27 de janeiro na Casa da Memória para construir uma pequena tocata a ser partilhada com o público, para instigar, em Guimarães, o renascer da paixão pela música tradicional, nomeadamente pelos cordofones. 

Tanto a participação na ‘Criação de uma Tocata’ como o acesso à apresentação final consumada no ‘Dia das Cordas’ são gratuitos (com lotação limitada) mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do telefone 253424716. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: