skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Das procissões à Orquestra de Guimarães: uma Páscoa com dezenas de passos

Tiago Mendes Dias
Cultura \ terça-feira, março 29, 2022
© Direitos reservados
As quatro celebrações religiosas e os 12 eventos do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães sobressaem numa quadra que convida a ver uma exposição e a degustar a gastronomia local.

O domingo de Lázaro, que, em décadas passadas, chegou a reunir dezenas de milhares de cristãos em procissão pela cidade, e o concerto da Orquestra de Guimarães na Igreja de São Francisco, com a soprano ucraniana Larissa Savchenko como solista, unem-se sob o ciclo “Da Quaresma à Páscoa”, traçado com cerca de 20 passos pelo meio, incluindo as parcerias da restauração e hotelaria local para fomentar o turismo.

Assente no tempo que, para os cristãos, assinala a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, a iniciativa arranca oficialmente nesta segunda-feira: a exposição “A Paixão em Guimarães” propõe, até 16 de abril, um percurso pelas peças alusivas ao episódio bíblico que se encontram nas igrejas e museus da cidade, bem como pelos cinco “passos da paixão” espalhados pela cidade.

A componente patrimonial dá lugar à espiritual a partir das 17h00 de 03 de abril, um domingo, com a Procissão dos Santos Passos – também conhecida como Procissão do Encontro ou Procissão de Lázaro -, seguindo-se a Via Sacra, a 06 de abril, a partir das 21h00, a Procissão das Endoenças, no dia 14, a partir das 21h00, e o Enterro do Senhor, na Sexta-Feira Santa, dia 15, a partir das 22h00.

Pelo meio, propagar-se-ão, dos templos da cidade, os sons que evocam o culto religioso; a sexta edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães desenrola-se de 10 a 16 de abril, centrada na figura de José Maria Pedrosa Cardoso, fundador do evento e autor do Passionário Polifónico de Guimarães, falecido a 13 de dezembro de 2021. Às 19h00 de 15 de abril, a Sociedade Martins Sarmento vai acolher uma conferência em sua homenagem, seguindo-se a interpretação de trechos do Passionário pelo Coro Vocês Caelestes.

O representante da Sociedade Musical de Guimarães presente na apresentação do evento decorrida esta manhã, Domingos Castro, explicou ainda que a obra de Henryk Górecki, compositor polaco do século XX, é o catalisador para “um mote de fé, esperança e luz” num “tempo de pandemia, de guerra e de obscuridade”. “Na sua 3.ª sinfonia, recolheu três textos: um antigo polaco, sobre separação entre mãe e filho, um segundo encontrado na cela da Gestapo, que falava sobre vingança e justiça, e ainda uma frase de esperança de uma menina que dizia que a virgem imaculada cuidaria da mãe”, disse, na Sociedade Martins Sarmento.

Esse compositor vai ser interpretado no concerto de encerramento, da Orquestra de Guimarães com a soprano Larissa Savchenko, numa “metáfora perfeita para a privação, mas também para a esperança”, acrescentou.

De resto, o festival vai contar com a atuação de grupos corais locais – Grupo Coral de Azurém, Tetr’Acord Ensemble e Coro Vilancico -, orquestras regionais – Orquestra Académica e Coro da Universidade do Minho, bem como Orquestra do Norte – e ainda interpretações de música dos séculos XVI e XVII – O Bando de Surunyo – e do século XVIII – Metáfora das Flores – Ensemble de Música Barroca. O madrileno Magerit Consort, que atua na Penha durante a Sexta-Feira Santa, às 17h00, acrescenta a “dimensão internacional” ao festival, sugeriu Domingos Castro.

 

Peça da exposição "A paixão em Guimarães", na Sociedade Martins Sarmento

Peça da exposição "A paixão em Guimarães", na Sociedade Martins Sarmento

 

Aproveitar a procura pelo Minho

Com um orçamento de 70 mil euros – 50 mil para o festival e 20 mil para o restante programa -, o ciclo “Da Quaresma à Páscoa” é uma oportunidade para aproveitar a procura turística de que o Minho é alvo neste período do ano, pela “forte identidade religiosa” do território. “Felizmente, a meteorologia aponta para bons fins de semana antes da Páscoa, que é uma altura forte para Guimarães”, adiantou o vereador municipal com o pelouro do Turismo.

Paulo Lopes Silva destacou também a associação de 22 restaurantes e de 12 unidades de alojamento, com vista justamente à “promoção da gastronomia e do território”. Há até pratos especificamente definidos para serem dados a conhecer – o bacalhau com broa, a sopa de nabos e o leite-creme queimado.

Mesmo sem dados exatos sobre a ocupação hoteleira para a primeira quinzena de abril, o responsável frisou que o turismo rural, por exemplo, já tem períodos de 2022 “completamente lotados”, o que pode sinalizar uma “retoma”.

Ao lado, a diretora do Paço dos Duques de Bragança e do Castelo de Guimarães, Isabel Fernandes, adiantou que o museu registou, em fevereiro de 2022, o quarto maior volume mensal de visitas desde 1996. Também responsável pelo Museu Alberto Sampaio, a historiadora referiu ainda que os visitantes das igrejas vão aceder à informação sobre as peças lá expostas, quer por QR Code, quer pelo desdobrável entregue no local.

Já Paulino Carvalho, em representação do Arciprestado de Guimarães e Vizela, classificou o ciclo de “feliz”, por “conjugar a riqueza do concelho na dimensão da fé e a linguagem universal da beleza e da cultura”. Também numa dimensão religiosa, António Monteiro de Castro realçou, em nome da Irmandade dos Santos Passos, instituição à qual está ligado há mais de 30 anos, o agrado por ver “mais vimaranenses” envolvidos na celebração da Páscoa, algo que considera ter passado “um pouco ao lado” da cidade nas últimas três décadas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70