skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

De 1998 para 2022. Poetisa de Arosa apresenta nova edição de conto de Natal

Redação
Cultura \ quarta-feira, dezembro 07, 2022
© Direitos reservados
Chama-se "Magia de Natal". A escritora de Arosa, agraciada com a Medalha de Mérito Cultural pelo município de Guimarães, apresenta o livro em Vizela e Póvoa de Lanhoso.

Maria Amélia Fernandes, a “Poetisa de Arosa”, apresenta, esta semana, a segunda edição do conto infantil “Magia de Natal” em Vizela e na Póvoa de Lanhoso.

A segunda edição deste conto infantil dedicado “a todas as crianças do mundo” que foi publicado em 1998 é ilustrado por Domingos Silva. A apresentação está marcada para quinta-feira, na Póvoa de Lanhoso, pelas 17h00, na tenda de Natal do município. No sábado é a vez de Vizela receber a escritora no Teatro dos Sonhos, pelas 15h30.

A história da “Poetisa de Arosa” – nome com que foi batizada pela imprensa – começou em 1985, quando jornalistas acorrem à pequena freguesia no extremo nordeste do concelho, uma espécie de enclave vimaranense que intervala os concelhos da Póvoa de Lanhoso e Fafe. Chovem pedidos de entrevistas quando lança “Onda das Palavras”. “As pessoas começaram a ficar mais curiosas. Talvez fosse curiosidade para saber o que é que a fulana lá da aldeia que fica muito distante escrevia”, recordava ao Jornal de Guimarães.

Passaram mais de 35 anos desde aqueles primeiros 1000 exemplares conseguidos a partir de conhecimentos travados com professores através de familiares. Os livros chegaram ainda sem estudos para além da 4.ª classe e a conquista do Prémio Martins Sarmento. O percurso escolar começou tarde e culminou com a licenciatura. Um momento “de felicidade imensa”: “Quando era muito nova percebi que se os meus pais fossem de uma família de poder, tinha ido muito mais longe, chorei com os meus pais quando não pude continuar na escola. Eu amava os livros”, adiantava ao Jornal de Guimarães em dezembro.

Maria Amélia Fernandes recebeu, em 2005, a Medalha de Mérito Cultural, em prata, do município de Guimarães. Atualmente, vive em Taíde, Póvoa de Lanhoso.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: