skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Depois da concelhia, nova eleição no PS. Agora para delegados à distrital

Redação
Política \ sábado, novembro 05, 2022
© Direitos reservados
Se o candidato à liderança da Federação Distrital recolhe unanimidade entre os socialistas vimaranenses, os delegados da concelhia ao congresso não. Três listas vão a sufrágio neste sábado.

Cumprido um mês das eleições que consagraram Ricardo Costa como novo presidente da Comissão Política Concelhia e Zara Pontes como coordenadora das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, o PS de Guimarães volta às urnas, agora com três listas. Os militantes vão escolher os delegados vimaranenses ao XX Congresso Distrital de 19 de novembro, que vai consagrar Frederico Castro, candidato único à presidência da Federação Distrital, como sucessor de Joaquim Barreto. A votação decorre este sábado, entre as 13h00 e as 21h00, na Escola Secundária Francisco de Holanda.

Se o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso reúne consenso entre os socialistas vimaranenses, os representantes da concelhia ao congresso são terreno para mais uma batalha eleitoral no seio do PS de Guimarães.

A lista A, encabeçada por Paulo Lopes Silva, vereador municipal para a cultura e para o turismo, conta com elementos que ocupam posições de poder nos órgãos municipais e numa empresa municipal: as vereadoras Paula Oliveira e Sofia Ferreira, candidata derrotada nas eleições para a concelhia, de 08 de outubro, o presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, e com o presidente do Conselho de Administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva.

A lista B, encabeçada por Paulo Renato, reúne membros do novo Secretariado da Comissão Política Concelhia, que apoiou a candidatura vitoriosa de Ricardo Costa à liderança do PS de Guimarães: Gabriela Nunes, Raul Rocha, Patrícia Atilano e Francisco Teixeira são os restantes membros.

A encabeçar a lista C, surge o deputado à Assembleia da República (AR), presidente da Junta de Freguesia de Caldelas, candidato à presidência dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas e ex-presidente da concelhia, Luís Soares. A candidatura conta ainda com Elsa Ribeiro, Sónia Fertuzinhos, ex-deputada na AR, e ainda dois apoiantes de Sofia Ferreira nas mais recentes eleições para a concelhia: João Miranda, presidente da Junta de Freguesia de Pencelo, e Jorge Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Nespereira.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: