skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS

Desenvolvimentos futuros das Taipas discutidos em reunião de Câmara

Tiago Mendes Dias
Política \ terça-feira, abril 21, 2026
© Direitos reservados
Na sequência da intervenção pública de um cidadão, sobretudo a nível de mobilidade, presidente da Câmara anunciou a inclusão no PDM de um canal para uma circular a norte da vila termal.

Uma das alterações na revisão em curso do Plano Diretor Municipal (PDM) é a inclusão de um canal para a construção de uma circular a norte de Caldas das Taipas. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, adiantou a novidade em primeira mão durante a reunião quinzenal do executivo, após uma intervenção de Ângelo de Freitas, durante o período reservado à intervenção do público.

"Estamos a trabalhar no sentido de resolver os problemas de mobilidade entre a cidade e as Taipas, com o projeto do metrobus e com o projeto de uma circular a norte das Taipas, que possa também ter um nó de acesso à autoestrada. O próximo PDM vai já contemplar esta nova estrada, esta nova circular a norte das Taipas. Estamos disponíveis para alguns ajustamentos para dar às Taipas a qualidade de vida que merecem", esclareceu o autarca aos jornalistas, após ter mencionado a informação durante a reunião de Câmara.

Na sua intervenção, o cidadão taipense realçou que foi “criada uma enorme expetativa de ligar as Taipas ao mundo” face à mudança de cor política após 36 anos de governação socialista, mas alertou que não se conhece ainda “o projeto para o futuro da região”.

Ângelo de Freitas começou por lembrar que ainda não há desenvolvimentos quanto ao nó de acesso à A11, projeto a seu ver essencial para fixar empresas naquela área do concelho, antes de criticar o projeto que requalificação o centro da vila, quer pelo aspeto urbanístico, quer pelas alterações da mobilidade.

“A nossa vila tinha identidade, jardins, bancos de granito cuidados. Agora não tem isso. O trânsito tornou-se caótico. O troço da rua Padre Silva Gonçalves passou a ter um só sentido, criando constrangimentos. Aquela vírgula na Alameda Rosas Guimarães também complica”, frisou.

Na sua intervenção, o cidadão defendeu ainda mais necessidade de estacionamento no centro da vila, lembrou uma intervenção recente do vereador Nuno Vaz Monteiro, do Chega, a propósito de eventuais gastos avultados na aquisição de equipamentos para a Taipas Turitermas, e perguntou se já foi alguma auditoria a esses gastos e concluiu com uma questão: se a Câmara Municipal pode diligenciar a transferência do chafariz que esteve na Praça Doutor João Antunes Guimarães até 1911 e se encontra hoje na Quinta de Vila Verde, em Urgezes.

 

Poder e oposição reconhecem importância das Taipas

Depois de agradecer a intervenção de Ângelo de Freitas, por “partilhar de forma nobre para a política a sua preocupação, a sua visão, as suas reivindicações do território a que pertence”, o presidente da Câmara realçou que a vila termal merece toda a atenção do executivo por “razões de importância histórica, de importância social e demográfica, porque é o segundo maior polo populacional em Guimarães, e pela dinâmica empresarial".

Para Ricardo Araújo, a mobilidade é a sua principal preocupação no que respeita à Caldas das Taipas. O autarca vincou que a implantação do metrobus é oportunidade para requalificar a Estrada Nacional 101 e que o pedido para um nó de acesso à A11 já foi submetido ao Ministério das Infraestruturas e Habitação e está prestes a ser submetido ao Ministério das Finanças. “Sobre este desafio de mobilidade, estamos a trabalhar ativamente e a alta velocidade", gracejou.

Em representação do PS, Ricardo Costa comentou igualmente a intervenção de Ângelo de Freitas e reconheceu que a obra de centralidade da vila pode ser melhorada – a restituição dos dois sentidos na Rua Padre Silva Gonçalves e a redução da lágrima na Alameda Rosas Guimarães –, embora tenha lembrado que o projeto, executado entre 2020 e 2024, foi “amplamente discutido e aceite pela grande maioria dos cidadãos”.

“Há pequenos aspetos que não ficaram bem resolvidos, mas a centralidade teve um investimento elevado para uma obra notável. A obra orgulha muito Guimarães e Caldas das Taipas", realçou, a propósito da vila de onde é natural e onde foi diretor executivo da Taipas Turitermas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo