skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Design à solta em Guimarães: 700 estudantes em encontro nacional

Redação
Cultura \ segunda-feira, março 27, 2023
© Direitos reservados
Guimarães será palco de dezenas de palestras, mesas redondas, espaços de networking e workshops, para além de atividades culturais e de lazer.

A partir da próxima quinta-feira, até domingo, Guimarães será o epicentro do design com a nona edição do Encontro Nacional de Estudantes de Design (ENED), prevendo-se a presença de mais de 700 estudantes, simpatizantes e profissionais da área do design.

Estão previstas, em vários locais da cidade de Guimarães, dezenas de palestras, mesas redondas, espaços de networking e workshops, para além de atividades culturais e de lazer, num evento que conta com o apoio da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD).

Para o dia 30 de março está prevista uma sessão de abertura que irá acontecer com a visita à zet gallery, na cidade de Braga. O dia 31 marca o arranque do programa de palestras a acontecer no São Mamede CAE, em Guimarães, e que contemplará as conversas com Daniel Caramelo sobre “Economia de escala” e Ronald Rael, a representar o estúdio de arquitetura Rael San Fratello. Para esse dia estão programadas várias mini-talks e cerca de 20 workshops, com destaque para os já esgotados momentos de partilha com Eneida Lombe Tavares “Iniciação à cestaria em bunho”, a acontecer no Instituto de Design (IDEGUI), e os de Francisco Gualter “Poster e merch design” e Joaquim Szkutnik da Rocha “A utopia dos espaços” que terão lugar no Centro de Formação Pós-graduada.

No dia seguinte, 1 de abril, as talks do designer e diretor de arte português Toni Grilo e as de Eduardo Aires sobre “Design gráfico” e Nuno Baltazar acerca do “Design de moda de autor”, são algumas das que vão constar no programa que se desenrola ao longo de todo o dia em vários espaços. Haverá novamente mais de duas dezenas de workshops programados, entre eles o de Vera Vilas Boas “Como inovar usando o design thinking” que terá lugar na Garagem Avenida. O evento culmina a dia 2 de abril, domingo, com as palestras a cargo de Fernanda Fragateiro, Helena Pereira e John Mcelgunn seguidas de uma sessão de encerramento e uma sunset party.

Face a um maior e melhor conhecimento daquilo que é o design, a indústria, a inovação, a sustentabilidade e o amanhã, incentivando um futuro progressista para os atuais e futuros profissionais da área, o ENED volta a destinar-se principalmente a estudantes, pretendendo dar a oportunidade a estes para usufruírem, no mesmo espaço, de uma interação e troca de impressões sobre esta temática com profissionais de relevo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: