Desnível no papel reflete‐se na quadra: Vitória perde e termina época
Ao fim de 10 minutos, o destino do Vitória SC na edição 2024/25 da Liga Betclic de basquetebol estava traçado: os comandados de Miguel Miranda perdiam por 30‐15 frente ao Benfica. A tarefa de inverter o resultado perante o campeão nacional em título e segundo classificado da fase regular parecia hercúlea. Os três períodos seguintes confirmaram o que a teoria sugeria na antecâmara da primeira eliminatória na luta pelo título.
Após a derrota por 81‐53 no sábado, em Lisboa, a equipa de Guimarães voltou a perder com os encarnados nesta terça‐feira, por 93‐71, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense. A equipa de Miguel Miranda foi incapaz de discutir a ronda com um adversário amplamente favorito, o qual só ameaçou durante o segundo período do jogo inaugural.
Com o fosso criado ao longo do primeiro período, restava ao Vitória SC competir da melhor maneira que podia. A desvantagem para o Benfica cresceu até ao intervalo (54‐32), antes de diminuir no terceiro quarto e de regressar aos 22 pontos nos 10 minutos finais. A disparidade na eficácia voltou a ser notória: a turma de Guimarães lançou mais (76 contra 67 tentativas), mas acertou menos (uma taxa de 35,5% contra 50,7%). Luís Faial, com 14 pontos e três ressaltos, foi o vitoriano que mais sobressaiu perante um adversário com uma pontuação distribuída por vários atletas, Terrel Carter à cabeça (14 pontos e cinco ressaltos).