skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória com um voleibol que sonha e faz sonhar

Redação
Desporto \ domingo, março 03, 2024
© Direitos reservados
Após um primeiro set com alguns erros, vitorianas dispararam para exibição imaculada nos três sets seguintes e ocupam um dos quatro lugares de acesso à fase do título, ao faltarem dois jogos em casa.

A equipa feminina de voleibol do Vitória SC confirmou a melhor fase da época este domingo, ao somar o quarto triunfo consecutivo na Série dos Primeiros da Liga LIDL, ao derrotar o Sporting por 3-1. Depois de uma entrada difícil, à qual a equipa de Hélder Andrade foi incapaz de dar a volta, a formação de Guimarães melhorou a receção, o bloco e o acerto ofensivo no segundo set, que venceu tranquilamente, e embalou para uma exibição de gala que lhe valeu os três pontos. O Vitória tem agora os mesmos 26 do Sporting, mas está à frente da equipa lisboeta por ter mais uma vitória. Ocupa assim o quarto lugar, o último de acesso à fase da luta pelo título nacional, quando lhe resta jogar em casa com Benfica e Fiães.

No Campeonato de Portugal, o Pevidém SC deixou os lugares de acesso à fase de subida à Liga 3, ao perder por 1-0 no terreno do Mirandela. O golo tardio de Jordan, aos 85 minutos, selou o resultado que deixa os cavaleiros de São Jorge de Selho no terceiro lugar da Série A, com 36 pontos, a quatro jornadas do fim. Nenhuma das equipas de Guimarães venceu no quarto escalão, aliás. O Sandinenses empatou 0-0 na receção ao Camacha e é quinto, enquanto o Brito perdeu na visita ao líder Limianos e é sexto. Na Série B, o Vitória B empatou 0-0 no recinto do Oliveira do Douro e ocupa o quarto lugar.

No sábado, a equipa masculina de voleibol do Vitória triunfou em Viana por 3-2, a equipa de polo aquático, tetracampeã nacional, selou o primeiro lugar na fase regular da época 2023/24, com um triunfo na receção ao Povoense, por 28-8, a formação vitoriana de andebol perdeu no reduto do líder Sporting, por 42-25, e a equipa de basquetebol alcançou um triunfo folgado na ilha Terceira, frente aos açorianos do Lusitânia (102-68).

 

DOMINGO, 03 DE MARÇO

Voleibol: Liga LIDL (Série dos Primeiros - 12.ª jornada)
Vitória SC 3-1 Sporting

O jogo deste domingo era decisivo para o Vitória manter a esperança no acesso à luta pelo título, e a equipa de Hélder Andrade não desiludiu. Depois de perderem o primeiro set por 25-20, as vitorianas lançaram-se para uma exibição de gala, refletida nos parciais de 25-18, 25-23 e 25-21 que lhe valeram o triunfo e os três pontos. 

O primeiro set foi difícil para a equipa de Guimarães. Com Vanessa Paquete inspirada no remate do lado das verdes e brancas e dificuldades na receção aos serviços leoninos, o Vitória nem sempre conseguiu atacar em boas condições pelo que a vantagem leonina esteve quase sempre acima dos três pontos, aumentando na parte final do set. 

O cenário mudou a partir do segundo set, contudo. Mais consistente na receção, o Vitória apresentou side-out muito mais fluido, espelhado na facilidade com que os remates encontravam o solo adversário e, apesar da reação leonina até aos 13 pontos, conseguiu uma vitória confortável, a concretizar em todas os movimentos atacantes ensaiados. 

O terceiro set foi talvez o mais bem jogado de todo o desafio, com jogadas emotivas, a sustentarem a bola por muito tempo, mantendo em suspense a boa moldura humana a dar sonoridade e envolvência ao Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense. Na frente por mais tempo, o Vitória pediu desconto de tempo após sofrer empate a 18 e disparou para 22-19. O Sporting respondeu na mesma moeda e empatou a 22 pontos, mas um bloco no lance seguinte fez as vitorianas reentrarem no trilho da reviravolta, que seria definitivamente consumada no quarto e último set.

Depois de um primeiro ponto disputado e emotivo, que pareceu afetar emocionalmente as jogadoras do Sporting, o Vitória disparou para uma vantagem de 5-1 e, depois, de 8-3, que nunca mais largou, pese as pontuais aproximações leoninas. Jéssica Miranda e Margarida Maia deram corpo à exibição em crescendo, com ataques quase sempre bem sucedidos, e embalaram a turma da cidade-berço para uma vitória que as deixa em posição de acesso à fase do título, quando resta jogar em casa com Benfica e Fiães.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série A - 22.ª jornada)
Mirandela 1-0 Pevidém SC
Limianos 2-0 Brito SC
Os Sandinenses 0-0 Camacha

O Pevidém encerrou a 22.ª jornada fora dos lugares de acesso à fase de subida à Liga 3, após a derrota em Mirandela e os triunfos do Limianos e do Tirsense. A formação treinada por André Brito perdeu face ao golo tardio de Jordan, aos 85 minutos, num encontro em que viria a ficar em superioridade numérica aos 89 minutos.

Com o desaire averbado em Trás-os-Montes, os cavaleiros de São Jorge somam 36 pontos, menos um do que o Tirsense, vitorioso na receção ao Montalegre por 3-0, e menos quatro do que o primeiro classificado Limianos, triunfal na receção ao Brito por 2-0. Os golos de Hircane Graça, aos 18 minutos, e de Zé Pimenta, aos 70, ditaram o desaire da turma de André Anastácio, agora sexta classificada, com 31 pontos, os mesmos do Sandinenses, que empatou a zero na receção ao Camacha, quarto classificado, com os mesmos pontos do Pevidém SC.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série B - 22.ª jornada)
Oliveira do Douro 0-0 Vitória B

O objetivo da eventual subida à Liga 3 está praticamente inalcançável após a equipa orientada por Tozé Mendes empatar 0-0 no reduto do Oliveira do Douro, formação que ocupa o 11.º lugar na Série B. A formação vitoriana não aproveitou o desaire caseiro do segundo classificado São João de Ver frente ao líder Amarante (1-2) e ocupa o quarto lugar, com 33 pontos, a oito da equipa do concelho de Santa Maria da Feira e a um do Gondomar, terceiro.

 

SÁBADO, 02 DE MARÇO

Voleibol: Liga LIDL (Série dos Primeiros - 11.ª jornada)
Sp. Braga 0-3 Vitória SC

A equipa feminina do Vitória continua na luta pelo acesso ao play-off do título nacional, após um triunfo categórico no pavilhão das vizinhas do Sporting de Braga pela margem máxima: os parciais de 19-25, 22-25 e 21-25 traduzem um jogo que as comandadas de Hélder Andrade controlaram na maior parte. As bracarenses apenas equilibraram o duelo no segundo set, empatado em vários momentos, inclusive a 22 pontos, antes de a equipa de Guimarães disparar para o 2-0 com três pontos consecutivos.

Quintas classificadas, com 23 pontos, as vitorianas recebem o Sporting, quarto classificado, com 26, às 16h00 deste domingo.

 

Voleibol: Liga Una Seguros (Série dos Primeiros - 11.ª jornada)
Viana 2-3 Vitória SC

Na deslocação a Viana do Castelo, os comandados de Nuno Pereira encerraram um ciclo de quatro derrotas consecutivas com uma reviravolta sobre o Voleibol Clube de Viana. 

Depois dos parciais de 25-22 e 25-18, esse segundo num set pouco equilibrado, o Vitória respondeu com um terceiro set categórico (17-25), controlou a marcha do marcador no quarto set e esteve quase sempre a liderar o quinto e decisivo set, tendo conseguido um resultado favorável de 15-13, que lhe valeu os dois pontos.

Sexto classificado, com 15 pontos, o conjunto de Guimarães visita, na próxima jornada, a Académica de Espinho, quarta, com 21. O duelo está marcado para as 16h00 de 09 de março, sábado.

 

Andebol: Campeonato Nacional 1 (1.ª Fase - 20.ª jornada)
Sporting 42-25 Vitória SC

O Vitória terá de esperar pelo menos mais uma semana para carimbar a permanência na época de estreia no principal campeonato de andebol. Na deslocação a Lisboa para enfrentar o líder da prova, a equipa de Eduardo Fernandes perdeu por naturais 42-25, num duelo em que, ao intervalo, perdia por 21-14. Ricardo Magalhães foi o melhor marcador vitoriano, com sete golos.

A duas jornadas do término da fase regular, o Vitória, sétimo, com 35 pontos, recebe o Belenenses, oitavo, com 34. Um triunfo garante à equipa de Guimarães um dos oito primeiros lugares da fase regular para carimbar a manutenção antes da fase seguinte, embora o empate também possa ser suficiente, mediante o resultado do FC Gaia - Póvoa.

 

Polo Aquático: Divisão A1 masculina (1.ª Fase - Jornada 14)
Vitória 28-8 CN Povoense

O triunfo natural sobre o Naval Povoense assegurou ao Vitória o primeiro lugar na fase regular de polo aquático, com 13 vitórias e uma derrota. Nas Piscinas Municipais de Guimarães, a equipa de Vítor Macedo terminou o primeiro período a vencer por 7-2 e chegou ao intervalo a vencer por 15-4, antes de fixar o resultado de 20-7 à entrada para os oito derradeiros minutos, onde viria a apontar mais oito golos precisamente. Salvador Lopes foi o melhor marcador vitoriano, com 11 golos.

 

Basquetebol: Liga Betclic masculina (1.ª Fase - Jornada 16)
Lusitânia 68-102 Vitória SC

A equipa de Miguel Miranda começou bem e acabou melhor na viagem à ilha Terceira, para defrontar o lanterna-vermelha Lusitânia. Os parciais favoráveis de 30-15 no primeiro período e de 33-13 nos 10 minutos finais selaram um triunfo folgado dos vitorianos, num duelo com uma fase intermédia mais equilibrada. 

Depois do primeiro quarto, a vantagem da equipa de Guimarães permaneceu quase sempre nos dois dígitos, apesar da recuperação anfitriã nos minutos que antecederam o intervalo, encurtando a desvantagem de 40-22 para 46-36. 

Larry Kuimi rubricou um duplo-duplo, com 22 pontos e 14 ressaltos, num encontro em que outro vitoriano, Cornelius Hudson foi o melhor marcador, com 30 pontos, além de ter somado oito ressaltos. O Vitória lançou mais ao cesto - 81 contra 61 tentativas - e foi mais eficaz (50,6% contra 31,1%), principalmente no interior da área - concretizou 39 dos 53 lançamentos, ao passo que o Lusitânia se ficou por 12 cestos em 39 possíveis. 

Sétimo classificado, com o mesmo registo de oito triunfos e oito desaires do CD Póvoa, sexto, o Vitória recebe o líder FC Porto no próximo sábado, a partir das 15h00.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73