skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 fevereiro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Pevidém goleia Sandinenses no dérbi e reaproxima-se do topo

Redação
Desporto \ segunda-feira, fevereiro 05, 2024
© Direitos reservados
Pevidém regressou ao segundo lugar da Série A do Campeonato de Portugal, após vitória confortável no dérbi, e Brito confirma recuperação. Volei feminino do Vitória regressou de Lisboa com um ponto.

 

DOMINGO, 04 DE FEVEREIRO

Futebol: Campeonato de Portugal (Série A - Jornada 18)
Os Sandinenses 0-4 Pevidém
Portosantense 1-2 Brito

Num duelo bem azul, do céu ao relvado, foi o azul celeste do Pevidém que se impôs no Campo Dona Maria Teresa: após um início de segunda volta difícil, com duas derrotas inéditas no campeonato, a equipa de André Brito conquistou o segundo êxito consecutivo na prova, e com uma goleada perante Os Sandinenses: 4-0 foi o resultado final, construído com golos de Rashid na primeira parte, com um bis de Marna e com um outro tento de Ramalho, esses três na etapa complementar. 

Os cavaleiros de São Jorge aproveitaram o empate entre Tirsense e Camacha para igualarem os leões de Santo Tirso no segundo lugar, com 30 pontos, a três do líder Camacha, enquanto os homens de São Martinho de Sande ocupam o sétimo posto, com 24 pontos, os mesmos do Brito, que prossegue a sua recuperação e é agora sexto classificado. A turma de André Anastácio alcançou a segunda vitória em três viagens consecutivas à Madeira, desta feita perante o Portosantense, por 2-1.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série B - Jornada 18)
Lamelas 1-1 Vitória B

Na viagem ao concelho de Castro Daire, no distrito de Viseu, a equipa B do Vitória marcou passo: os comandados de Tozé Mendes chegaram ao intervalo a vencer, mas viram o lanterna-vermelha da prova igualar na segunda parte, estabelecendo o 1-1 que viria a ser o resultado final. Martim Alberto apontou o golo vitoriano.

Com este empate, o Vitória B queda-se pela sétima posição, com 26 pontos, agora a 10 do segundo e último lugar de acesso à fase de subida, ocupado pelo São João de Ver. 

 

Basquetebol: Liga Betclic masculina (1.ª fase - Jornada 14)
Sporting 98-68 Vitória SC

Uma semana depois de um jogo aberto até ao fim, para a Taça Hugo dos Santos, o reencontro entre Vitória e Sporting, desta feita em Lisboa, não poderia ser mais díspar. Cedo arredado da discussão do encontro, a formação de Miguel Miranda perdeu por 30 pontos de diferença na visita ao Pavilhão João Rocha, com parciais de 28-22, 21-14, 23-13 e 26-19.

Esses parciais atestam um domínio constante e permanente dos leões, muito mais lançadores no interior do garrafão - lançaram 46 vezes contra 25 do Vitória - e também mais eficazes - 58,2% de concretização contra 41,9% dos homens de preto e branco. Cornelius Hudson destacou-se no Vitória, com 16 pontos.

A formação de Guimarães ocupa o sétimo lugar, que dá acesso ao play-off, com 21 pontos, fruto de sete triunfos e sete desaires. 

 

Voleibol: Liga LIDL (Série dos Primeiros - Jornada 06)
Benfica 3-2 Vitória SC

A equipa de Hélder Andrade voltou a confirmar a boa forma na visita a Lisboa, ao levar a discussão do jogo com o terceiro classificado, Benfica, ao quinto set. O Vitória apenas caiu de rendimento nesse set decisivo, o mais desnivelado, depois de quatro sets em que as equipas estiveram lado a lado praticamente até aos 25 pontos: os parciais de 25-23, 22-25, 25-23, 24-26 e 15-9 assim o demonstram.

De regresso a Guimarães com um ponto na bagagem, o Vitória manteve o quarto lugar, com cinco vitórias e três derrotas, que redundam num total de 13 pontos. No encerramento da primeira volta da Série dos Primeiros, as vitorianas deslocam-se ao Fiães, sexto classificado, em duelo agendado para as 18h00 de 10 de fevereiro, um sábado.

 

SÁBADO, 03 DE FEVEREIRO

 

Andebol: Taça de Portugal masculina (16-avos de final)
Almada AC 29-37 Vitória SC

Encerrado um período de mês e meio sem jogos oficiais, devido à realização do campeonato europeu de seleções, na Alemanha, durante o mês de janeiro, a equipa preta e branca voltou a fazer mira às redes adversárias este sábado, em partida dos 16-avos de final da Taça de Portugal. Fê-lo com sucesso: derrotou o Almada AC, equipa da Divisão de Honra, e apurou-se para os oitavos da prova rainha.

A turma de Eduardo Fernandes já vencia por uma diferença de oito golos ao intervalo (18-10) e limitou-se a gerir a vantagem na segunda metade do desafio. Rui Oliveira sobressaiu nos vitorianos, com oito golos. No próximo fim de semana, o Vitória regressa a casa para defrontar o vizinho ABC; o jogo está marcado para as 18h30 de sábado, 10 de fevereiro.

 

Polo Aquático: Divisão A1 masculina (1.ª Fase - 10.ª jornada)
Sporting 15-17 Vitória SC

O Vitória deu continuidade à série triunfal na Divisão A1 masculina de polo aquático, embora com uma réplica assinalável do Sporting. Findos os 32 minutos de jogo, a equipa de Vítor Macedo triunfou por dois golos de diferença. Diferença essa que começou a ser construída no segundo quarto, após oito minutos iniciais frenéticos, com sucessivas trocas na liderança do marcador até ao 6-6 exibido pelo marcador na hora de parar. 

Mal começou o segundo período, a diferença entre as equipas fez-se sentir, graças à pontaria de Salvador Lopes, melhor marcador do desafio, com sete golos. Anunciado na semana passada como substituto de Nikolay Dimitrov, o reforço Milan Kovacevic marcou por três vezes, tendo igualmente contribuído para a diferença de três golos que se verificava ao intervalo (13-10). A produção ofensiva das duas equipas caiu a pique na segunda metade do desafio, com o Vitória a controlar sempre a marcha do desafio, pese a ausência de Pedro Sousa, jogador preponderante para o estatuto de tetracampeão ostentado pelo Vitória.

 

Voleibol: Liga Una Seguros (Série dos Primeiros - 6.ª jornada)
Vitória SC 3-0 Académica de Espinho

Disposto a mostrar que a reviravolta do fim de semana passado nos Açores, perante a Fonte do Bastardo, não foi um mero oásis num começo de segunda fase infeliz, o Vitória jogou com a Académica de Espinho em sua casa este sábado e venceu por claros 3-0.

A formação de Nuno Pereira esteve quase sempre na dianteira do marcador, à exceção do começo do terceiro set, e manteve-se firme na hora das decisões, consumando o segundo triunfo consecutivo, com parciais de 25-22, 25-17 e 25-21.

Derrotado nas quatro primeiras jornadas da Série dos Primeiros, a equipa preta e branca somou cinco pontos nos últimos dois encontros e ocupa agora o quinto lugar, com quatro vitórias e quatro derrotas, que se traduzem em 12 pontos, os mesmos da Académica de Espinho, quarta classificada. O Leixões está um lugar acima, com cinco triunfos e três derrotas, apesar de só ter 11 pontos.

O Vitória encerra a primeira volta com a deslocação ao reduto do Castêlo da Maia, sétimo classificado, agendada para as 17h00 de 10 de fevereiro, sábado.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #69