skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Sandinenses avança na Taça de Portugal

Redação
Desporto \ segunda-feira, setembro 11, 2023
© Direitos reservados
Equipa de São Martinho de Sande recebe Olivais e Moscavide na segunda eliminatória. Nas provas da Associação de Futebol de Braga, Taipas levou a melhor sobre o Torcatense em dérbi emotivo.

Domingo, 10 de setembro

 

Futebol - Taça de Portugal masculina (1.ª eliminatória)
Rebordelo 1-3 Sandinenses

O GDRC Os Sandinenses apurou-se para a segunda eliminatória da Taça de Portugal após vencer por 3-1 na deslocação ao Rebordelo, na primeira eliminatória da competição, no domingo à tarde.

Na localidade do concelho de Vinhais, em Trás-os-Montes, a equipa de São Martinho de Sande marcou por Totas, que bisou com golos aos 13 e aos 47 minutos, e ainda por Bruno Alves, aos 68. Miguel Lavrador reduziu para os anfitriões aos 87. Os vimaranenses recebem o Olivais e Moscavide na segunda eliminatória, marcada para 23 e 24 de setembro, que inclui também o Pevidém, o Brito e o Ponte.

 

Futebol - Campeonato de Portugal - Série A (16.ª jornada)
Brito 0-2 Camacha

Três jogos, três derrotas: a equipa vimaranense tarda em encarreirar no Campeonato de Portugal. A equipa da vila de Brito perdeu pelos mesmos números das jornadas anteriores na receção ao Camacha, relativa à 16.ª jornada - as equipas decidiram trocar a ordem das jornadas, já que a terceira previa uma receção dos madeirenses ao Brito.

Os golos aconteceram na segunda parte, por intermédio de Vieirinha, aos 50 minutos, e Kenedy Co, aos 90+6. No próximo fim de semana, o Brito recebe a outra equipa madeirense da série, o Marítimo B. O duelo está marcado para as 15h00 de domingo, 17 de setembro.

 

Futebol: Pró-Nacional AF Braga (3.ª jornada)
CD Ponte 1-0 Bairro
Amares 0-3 Selho
Ninense 2-2 Berço
Forjães 5-4 Ronfe

O Desportivo de Ronfe perdeu os primeiros pontos no campeonato, num emotivo duelo com o Forjães, agora vice-líder do campeonato, com os mesmos sete pontos do líder Ninense, que empatou na receção ao Berço. 

O Ronfe ocupa a quinta posição, com seis pontos, e recebe, no próximo sábado, o Cabreiros. Já o Berço recebe o lanterna-vermelha Amares.

 

Futebol: Divisão de Honra AF Braga (1.ª jornada)
Amigos de Urgeses 0-1 São Paio
Santo Estêvão 2-1 Porto d'Ave
Santiago Mascotelos 0-1 Pica
CC Taipas 5-4 Torcatense
São Cosme 3-1 Serzedelo

O Campo do Montinho acolheu o encontro com mais golos - e possivelmente mais emoção - da jornada inaugural da Série B da Divisão de Honra. O Torcatense esteve a vencer por 1-0 no reduto do Caçadores das Taipas, mas os anfitriões protagonizaram uma reação fulminante e construíram uma vantagem de 5-1, antes de os homens de São Torcato reabrirem a discussão do encontro com três golos consecutivos. 

A outra equipa vimaranense em campo no domingo foi o Serzedelo. Recém-despromovidos da Pró-Nacional, os canarinhos perderam em São Cosme por 3-1.

 

Sábado, 09 de setembro

 

Futebol - 2.ª Divisão Nacional feminina - Série Norte (Jornada 01)
Vitória 3-1 Romariz

Com um plantel renovado em busca de atingir a segunda fase da competição e, eventualmente, lutar pela subida à Liga BPI, a formação de Ivo Roque começou a temporada com um triunfo carimbado em 10 minutos, a meio da segunda parte. Kleydiana Borges abriu as contas aos 66 minutos, antes de Dani Pereira ampliar a contagem aos 72 e de uma das defesas centrais da turma de Lousada introduzir a bola na própria baliza, aos 77, por Fátima Rocha. Raquel Gomes reduziu a diferença aos 86 minutos. Na próxima jornada, marcada para 16 de setembro, o Vitória SC visita o reduto do Boavista.

 

Futsal - Liga Placard (Jornada 01)
CR Candoso 0-9 AD Fundão

O Clube Recreativo de Candoso assumiu ter uma "tarefa ciclópica" à partida para a quinta temporada consecutiva na elite do futsal masculino e o jogo inaugural parece confirmar as tormentas que a equipa orientada por Óscar Rosas vai ter de atravessar. Os vimaranenses foram goleados por 9-0 na receção ao Fundão, num jogo de sentido único: o da baliza azul e amarela.

O hat-trick do pivô Richard Rejala nos primeiros sete minutos comprovou prontamente o desnível que se verificou ao longo do desafio, materializado em mais seis golos para a equipa da Beira Baixa.

 

Andebol - Campeonato Nacional 1 (Jornada 02)
Águas Santas 34-23 Vitória SC

Segunda jornada, segunda deslocação ao distrito do Porto e segunda derrota para as hostes vitorianas na inédita participação entre a elite da modalidade em Portugal: a turma de Eduardo Fernandes perdeu por 34-23  frente ao Águas Santas, num jogo em que as equipas se mantiveram próximas durante a primeira parte, antes de os maiatos criarem um fosso para a equipa de Guimarães na segunda parte.

Os vitorianos alternaram a liderança até aos 10-10, altura em que o Águas Santas se projetou no marcador e chegou ao intervalo com quatro golos de vantagem (14-10). 

A equipa preta e branca estreia-se no seu pavilhão durante o próximo fim de semana, ao receber a Artística de Avanca, no dia 16 de setembro, um domingo.

 

Futebol: Pró-Nacional AF Braga (3.ª jornada)
CD Ponte 1-0 Bairro
Amares 0-3 Selho
Ninense - Berço
Forjães - Ronfe

Após um empate e uma derrota a abrir o campeonato, o CD Ponte encontrou o caminho dos êxitos neste sábado, ao receber e vencer o Bairro por 1-0. O capitão Martins apontou o golo do triunfo. 

A equipa treinada por Bruno Alves ocupa provisoriamente o nono lugar da prova, com quatro pontos, os mesmos do GD Selho, que é quinto e somou também  a primeira vitória na competição este sábado: a formação de São Lourenço de Selho venceu por 3-0 na casa do Amares, com dois golos de Zezé na primeira parte e um terceiro a fechar as contas, por Bruno Costa.

 

Futebol: Divisão de Honra AF Braga (1.ª jornada)
Amigos de Urgeses 0-1 São Paio
Santo Estêvão 2-1 Porto d'Ave
Santiago Mascotelos 0-1 Pica
CC Taipas - Torcatense
São Cosme - Serzedelo

Três das seis equipas vimaranenses na Divisão de Honra entraram em ação este sábado, todas elas nos seus redutos, e só uma delas venceu: o Santo Estêvão. A equipa verde-rubra venceu o Porto d'Ave por 2-1 no Campo da Fraga, com golos de Coelho e de Dedé.

Já o Amigos de Urgeses perdeu em casa com o São Paio e o Santiago de Mascotelos com o Pica. Os números foram idênticos nos dois jogos: 1-0.

 

Futebol: Campeonato Nacional sub-19 - Zona Norte (1.ª jornada em atraso)
Marítimo 0-1 Vitória SC
Vitória SC ocupa 2.º lugar da série, com 10 pontos após quatro jornadas

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73