skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Pevidém vence, Brito perde; sortes diferentes antes do dérbi

Redação
Desporto \ domingo, abril 02, 2023
© Direitos reservados
O Pevidém goleou o São Martinho (4-1), enquanto que o Brito perdeu no Maria da Fonte (2-1). Encontram-se na próxima ronda do Campeonato de Portugal.

Campeonato de Portugal | Maria da Fonte 2-1 Brito e Pevidém 4-1 São Martinho

Pevidém e Brito tiveram sortes diferentes na tarde deste domingo. O Pevidém venceu o seu jogo, derrotando o São Martinho por quatro bolas a uma, enquanto que o brito foi derrotado no campo do Maria da Fonte por duas bolas a uma.

Com este resultado o Pevidém ultrapassa o Brito na tabela classificativa, sendo que os dois clubes vimaranenses estão separados por dois pontos. Na próxima ronda há dérbi, com o Pevidém a visitar o terreno do Brito.

Taça Federação (voleibol) | Sp. Espinho 3-1 Vitória SC

O Vitória SC entrou a perder nas meias-finais da Taça Federação, ao ser derrotado no terreno do Espinho por três sets a um. Depois de perder os dois primeiros sets (25-18 e 25-21), o conjunto de João Santos ainda reentrou no jogo, vencendo o terceiro parcial – o mais equilibrado do encontro 24-26 –, mas acabou por ser derrotado de seguida (25-21).

Na próxima sexta-feira joga-se o segundo jogo da meia-final, no Pavilhão Unidade Vimaranense, sendo que em caso de triunfo o Vitória SC volta a jogar em casa o jogo decisivo, no sábado.

Divisão A1 masculina (Polo Aquático) | Vitória 16-7 Sporting

Tricampeão nacional de polo aquático, o Vitória tem o seu nome inscrito nas finais da Divisão Nacional A1 desde a temporada 2018/19. Assim vai acontecer na temporada 2022/23, depois da vitória deste sábado perante o Sporting por 16-7.

A equipa de Vítor Macedo perdera a primeira mão por 14-11 em Lisboa e precisava de vencer a segunda mão por mais de três golos para continuar a aspirar ao tetracampeonato. Fê-lo sem margem para dúvida, mostrando o porquê de as Piscinas Municipais de Guimarães serem um reduto inexpugnável: os vitorianos não perdem em casa desde a época em que se sagraram pela primeira vez campeões.

No final do primeiro quarto, já o Vitória tinha marcado os golos suficientes para virar a eliminatória: vencia por 4-0. A partir daí, a margem dilatou-se até ao intervalo (8-3) e até ao final do terceiro período (14-4). Esse fosso diminuiu ligeiramente nos oito minutos finais, mas sem nunca colocar em risco o apuramento do Vitória.

O adversário da final é o habitual: o Fluvial venceu os dois jogos com o Paredes e apura-se para o embate decisivo pela terceira época consecutiva.

 

Liga Betclic Masculina (Basquetebol) | Vitória 106-82 CAB Madeira

O Vitória está agora numa posição muito mais confortável do que a que estava esta sexta-feira no principal campeonato masculino de basquetebol: se perdesse na receção deste sábado à tarde ao CAB Madeira, primeira equipa na zona de descida do Grupo B – quinto lugar -, o conjunto de Miguel Miranda arriscaria tropeçar numa luta pela manutenção até ao último desafio, mas a resposta vimaranense foi inequívoca em sentido contrário: a equipa que veste de preto e branco venceu por 106-82 e é líder do Grupo B à condição, circunstância que vale o acesso ao play-off do título.

À exceção de meados do primeiro quarto, a equipa de Guimarães esteve sempre no comando do marcador: depois de concluir os primeiros 10 minutos a vencer por 26-20, o Vitória disparou para um segundo período de luxo, no qual construiu uma vantagem de 18 pontos até ao intervalo (58-40). Os madeirenses reagiram no terceiro quarto e fixaram o marcador em 75-66 à partida para os 10 minutos finais; aí, porém, os homens de Miguel Miranda confirmaram a superioridade patenteada na maior parte do desafio.

Muito mais eficaz nos lançamentos – 68,4% de concretização contra 46,8% dos insulares -, o Vitória teve nos bases Carlos Cardoso (21 pontos) e Pedro Bastos (18 pontos) os elementos mais concretizadores.

No próximo fim de semana, a equipa vimaranense joga de novo em casa: recebe o CD Póvoa, segundo classificado, em duelo marcado para as 15h00 de sábado.

 

Liga 3 | Vitória B 3-3 Anadia

A equipa B do Vitória entrou na fase de manutenção da Liga 3 com um empate a três bolas frente ao Anadia na Pista de Atletismo Gémeos Castro, num jogo emotivo até ao final.

O Vitória B entrou bem na partida, mas após ter chegado à vantagem logo aos 13 minutos - golo de Patrick - perdeu gás e permitiu que o Anadia entrasse na disputa do jogo.

O conjunto vitoriano sofreu o empate de penálti ainda na primeira metade, ficando exposto perante um Anadia mais maduro e a para quem o empate não seria um mau resultado. Já na segunda metade, quando o Vitória B procurava - de forma atabalhoada, diga-se - o segundo golo, acabou por ver o adversário passar para a frente com um autogolo.

Reagiu o Vitória B, voltou a empatar o jogo, mas sofreu novo golo de bola parada, novamente na própria baliza. Foi preciso esperar até aos descontos para que se estabelecesse o resultado final, com o Vitória B a marcar no último lance do encontro. Com este resultado, o Vitória SC ganha um ponto ao Paredes, próximo adversário.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: