skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Brito regressa aos triunfos na receção ao São Martinho

Redação
Desporto \ domingo, março 12, 2023
© Direitos reservados
O Brito destacou-se no quarto lugar da Série A do Campeonato de Portugal, ao vencer por 2-1 um encontro decidido na segunda parte.

 

Domingo, 12 de março

 

Futebol: Brito 2-1 São Martinho (Campeonato de Portugal - Série A, 22.ª jornada)

A equipa de André Anastácio regressou à Arena Silvar, em Brito, para mostrar que a derrota da ronda passada, em Vila Meã, por 2-0, fora um acidente de percurso e provou-o: a formação vimaranense recebeu e venceu a AR São Martinho por 2-1, num encontro que resolveu a seu favor na segunda parte. O golo decisivo coube a Garcia. 

O Brito SC já se adiantara na primeira parte, por Nelson Almeida, antes de Bruno Simões empatar para os verde e brancos de São Martinho do Campo, freguesia do concelho de Santo Tirso fronteira a Guimarães. 

Com este resultado, os pretos e brancos isolaram-se no quarto lugar, com 35 pontos ao cabo de 22 jornadas. No próximo fim de semana, o Brito visita o Desportivo de Monção. 

 

Futebol: Vitória B 1-3 Felgueiras (Liga 3 - Série A, 22.ª jornada)

O Vitória B encerrou a fase regular da Liga 3 com os dois primeiros classificados da Série A, em jogos que constituíram travão ao oásis triunfal que emergiu nos duelos com Varzim e Anadia. E a trama das derrotas perante Lank Vilaverdense, no fim de semana anterior, e Felgueiras, neste domingo, foi semelhante: em ambos os encontros, os comandados de Álvaro Madureira adiantaram-se de penálti, sempre com o regressado Tomás Händel na cobrança, e sofreram a reviravolta.

Desta feita, a equipa de Guimarães perdeu por 3-1, com o adversário a inverter a desvantagem ainda antes do intervalo. Tomás Händel enganou o guarda-redes Cássio na conversão do castigo máximo, aos 12 minutos, mas os felgueirenses viraram o jogo do avesso em três minutos, pelos pés de um vimaranense: Nuninho apareceu oportuno na área a encostar para o empate, aos 36, e fez um chapéu a Tiago Gonçalves dois minutos depois, na sequência de um ataque rápido. A abrir a segunda parte, outro ex-Vitória, Welton, selou o resultado de penálti.

Com a certeza de que iria terminar a Série no 12.º e último lugar, a equipa B prepara-se para defrontar o Canelas, o Paredes e o Anadia na fase de manutenção na Liga 3. Os gaienses, sextos classificados, começam a poule com sete pontos, o Paredes com cinco, os trevos da Bairrada com três e o Vitória com um. Os pupilos de Álvaro Madureira têm de recuperar pelo menos quatro pontos para o Paredes e dois para o Anadia para se manterem no terceiro escalão do futebol nacional.

 

 

Sábado, 11 de março

 

Futebol: Pevidém 4-0 Vianense (Campeonato de Portugal - Série A, 22.ª jornada)

A tarde deste sábado foi de gala para os cavaleiros de São Jorge: o Pevidém recebeu o Vianense, líder destacado da Série A, e brindou o adversário com uma goleada de 4-0. 

Os comandados de André Brito chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, graças ao tento de Emanuel Oliveira, ao minuto 20, e dispararam para um triunfo volumoso na segunda metade, com tentos dde Jorginho, aos 50, de Tiago Ronaldo, aos 72, e de Chima, aos 90+2.

Com este resultado, os azuis e brancos de Pevidém cimentaram o terceiro lugar, tendo passado a somar 37 pontos, e colocaram-se provisoriamente a quatro do segundo classificado, Amarante, que joga este domingo, perante o Merelinense. 

Depois de concluída a jornada 22, restam disputar quatro jogos. O Pevidém terá pela frente o Vila Meã, o São Martinho, o vizinho Brito, que entra este domingo em ação - defronta o São Martinho -, e o Maria da Fonte.

 

Basquetebol: CD Póvoa 97-84 (Liga Betclic - Série B, 2.ª jornada)

O Vitória continua arredado dos triunfos que o encaminhem para o play-off do título. A equipa de Miguel Miranda perdeu no reduto do CD Póvoa por 97-84 e ocupa o terceiro lugar, com 33 pontos, menos três do que o adversário de sábado, primeiro, e menos um do que o Imortal, equipa que ocupa a segunda posição e que é a próxima oponente, em jogo marcado para 18 de março, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense. 

Depois de um arranque equilibrado, até à igualdade a 10 pontos, os poveiros alcançaram um parcial de 8-0 que os vitorianos foram incapazes de reverter. A equipa da casa foi aliás melhor em todos os períodos do desafio, tendo construído um resultado final com 13 pontos de vantagem. O CD Póvoa impôs-se graças à maior eficácia de lançamento (52,2 contra 44,4%) e à maior presença na linha de lance livre - converteu 22 em 29 lançamentos contra 14 em 19 do Vitória.

Zach Simmons foi o melhor marcador vimaranense, com 26 pontos, seguido de Phlandrous Fleming Junior, com 25.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83