skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória acorda na segunda parte mas cai no prolongamento

Redação
Desporto \ sábado, novembro 18, 2023
© Direitos reservados
Com 15 pontos de desvantagem ao intervalo, vitorianos recuperaram e forçaram dois prolongamentos, acabando por perder na receção ao CD Póvoa. No voleibol masculino, Vitória perdeu com Benfica.

O Vitória protagonizou uma recuperação hercúlea na segunda parte da receção ao CD Póvoa, mas foi inferior ao adversário no segundo prolongamento do desafio da sétima jornada da Liga Betclic masculina de basquetebol e perdeu por 83-74, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Já a equipa masculina de voleibol do Vitória ombreou com o Benfica em certas fases do jogo, mas perdeu por 3-0 frente ao campeão nacional em título, num duelo da Liga Una Seguros disputado em Lisboa.

 

SÁBADO, 18 DE NOVEMBRO

 

Voleibol: Liga Una Seguros (jornada 10)
Benfica 3-0 Vitória SC

O Vitória esforçou-se para manter cada um dos sets em aberto até ao fim, mas acabou derrotado pela margem máxima na visita ao pavilhão do campeão nacional e atual líder da Liga Una Seguros; a equipa de Nuno Pereira perdeu com o Benfica por parciais de 25-21, 25-22 e 25-14. 

Os vitorianos estiveram por breves períodos em vantagem, mas serviram quase sempre atrás do prejuízo, mitigando-o no primeiro e no segundo sets: os homens de Guimarães estiveram a perder por 20-13 no set inaugural e por 19-13 no segundo, antes de encurtarem as diferenças, mas não o suficiente para conquistarem pelo menos um set. A equipa ainda ombreou com os lisboetas no terceiro set, mas o equilíbrio rapidamente se desfez, com a equipa da casa a conseguir o parcial mais desnivelado.

O Vitória ocupa a segunda posição, com 22 pontos após 10 jogos, mas deve ser ultrapassado ainda neste sábado pelo Sporting, precisamente o próximo adversário, em partida marcada para as 15h00 de domingo, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. 

 

Basquetebol: Liga Betclic masculina (jornada 05)
Vitória SC 74-83 CD Póvoa

Vitória e CD Póvoa prolongaram o duelo da sétima jornada da Liga Betclic masculina de basquetebol por duas horas e meia, repartidas por quatro períodos regulamentares e dois prolongamentos, e a vitória dessa acirrada disputa sorriu aos poveiros. A equipa azul entrou no segundo prolongamento com um parcial de 10-0 a seu favor e geriu, a partir daí, a vantagem que lhe permitiu vencer por 84-73 igualar os vimaranenses na quinta posição da tabela, com 10 pontos, fruto de três vitórias e quatro derrotas para cada lado.

A equipa temporariamente orientada por Miguel Matos esteve quase todo o tempo regulamentar em desvantagem, fruto de uma primeira parte desinspirada. Os vitorianos perdiam por 43-28 ao intervalo, e o reatamento do encontro serviu de faísca para uma reação que encurtou o fosso para quatro pontos até ao final do terceiro período (49-45). No último quarto do desafio, a equipa da casa assumiu pela primeira vez a dianteira do marcador a sensivelmente 03.30 minutos da última buzina, num cesto de Cornelius Hudson (57-56), mas cometeu vários turnovers a partir daí, apesar de ter desperdiçado hipóteses para vencer no último ataque do quarto período, com o marcador em 61-61, e no último ataque do primeiro prolongamento (69-69), marcado pelo desacerto e pelas más decisões vitorianas no ataque.

Com vários jogadores em risco de exclusão, o Vitória diminuiu índices de agressividade a defender e foi castigado com 10 pontos consecutivos do CD Póvoa a abrir o segundo prolongamento, parcial decisivo para o triunfo poveiro. 

Um olhar pelas estatísticas indica que a eficácia da linha de lance livre fez a diferença: o CD Póvoa converteu 23 das 34 tentativas (67,6%) e o Vitória apenas seis das 19 tentativas (31,6%). Cornelius Hudson, do Vitória, foi o melhor marcador do encontro, com 21 pontos a juntar aos oito ressaltos. Os vitorianos deslocam-se a Albufeira no próximo fim de semana, para jogarem com o Imortal, 10.º classificado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73