skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO | Voleibol masculino também se apura para final da Taça Federação

Redação
Desporto \ domingo, abril 09, 2023
© Direitos reservados
Num jogo mais difícil do que o de sexta-feira, o Vitória derrotou o Sporting de Espinho por 3-2 e vai defrontar o Esmoriz na ronda decisiva da competição.

Sábado, 8 de abril

 

Voleibol (Taça Federação feminina): Vitória 3-2 Sp. Espinho

O tira-teimas da meia-final da Taça Federação foi bem diferente do jogo de sexta-feira, em que o Vitória se superiorizara ao Sp. Espinho em todos os capítulos. No sábado, em mais uma partida no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, a equipa de João Santos entrou a vencer, esteve a perder, mas respondeu a tempo de levar o encontro ao quinto set, onde viria a impor-se sem margem para dúvidas. Os três pontos consecutivos do 2-2 para o 5-2 foram cruciais na “negra”.

Graças aos parciais de 25-22, 22-25, 20-25, 25-21 e 15-10, os vitorianos derrotaram os tigres por 3-2 e asseguraram a presença na final da Taça Federação. O adversário será o Esmoriz, que venceu a meia-final com a Académica de Espinho por 2-0.

 

Voleibol (Taça Federação feminina): Porto Vólei 2-3 Vitória

As duas partidas já disputadas entre Vitória e Porto Vólei para a meia-final da Taça Federação tinham ido até ao último set e até ao último ponto. Na terceira, a tendência repetiu-se e o desfecho também: venceu a equipa forasteira. Depois de perder o único jogo em sua casa, o primeiro da eliminatória, o Vitória jogou sempre obrigado a vencer no Porto e sobreviveu.

A festa entre jogadoras e equipa técnica na quadra foi, por isso, compreensível: as vitorianas derrotaram o Porto Vólei por 3-2 e repetem a ida da época passada à final da Taça Federação: perderam então com o Sporting. O adversário, desta feita, será o Benfica. 

Os parciais de 22-25, 25-21, 25-22, 20-25 e 12-15 espelham o equilíbrio patenteado ao longo de toda a eliminatória. No quinto e decisivo set, as equipas estavam igualadas a nove pontos, quando uma série de quatro pontos consecutivos fez a diferença a favor das cores preta e branca. 

 

Basquetebol (Liga Betclic masculina - Grupo B): Vitória 96-92 CD Póvoa

Depois de uma primeira parte com sucessivas trocas na liderança do marcador, o Vitória chegou ao intervalo com uma vantagem de sete pontos para o CD Póvoa (47-40) e nunca a largou na segunda metade, pese as tentativas poveiras de se aproximar no marcador. 

Os comandados de Miguel Miranda venceram por 96-92 em partida da sétima jornada do Grupo B e destronaram o adversário deste sábado à tarde da liderança; o Vitória é agora primeiro com os mesmos 42 pontos do Esgueira, segundo, e do CD Póvoa, terceiro. O Imortal é quarto, com 40 pontos, e pode-se juntar ao grupo caso vença o jogo em atraso com o CAB Madeira. Os dois primeiros juntam-se às seis equipas do Grupo A no play-off do título. 

Jake van Tubbergen, com um duplo-duplo (20 pontos e 10 ressaltos), e Anthony Roberts (20 pontos e oito ressaltos) foram os atletas que mais se evidenciaram num Vitória que foi mais eficaz nos lançamentos (56,1% contra 44,7%). 

Na próxima jornada, o Vitória desloca-se ao Algarve para o duelo com o Imortal, marcado para sábado, 15 de abril, às 15h45.

 

Voleibol (Taça Federação feminina): Porto Vólei 2-3 Vitória

Após duas partidas disputadas até ao último set e até ao último ponto, Vitória e Porto Vólei vão tirar as teimas quanto ao segundo finalista da Taça Federação este sábado, no terceiro jogo da meia-final.

A equipa orientada por Hélder Andrade perdera por 3-2 no seu jogo em casa e, forçada a vencer para sobreviver, respondeu na mesma moeda: venceu as portuenses esta sexta-feira ao cabo de cinco sets, com parciais de 21-25, 21-25, 27-25, 25-21 e 12-15.

As vitorianas estiveram quase sempre na frente nos dois primeiros sets e congelaram essas vantagens até aos 25 pontos, mas o mesmo não aconteceu no terceiro; o Vitória até esteve a vencer por 18-16, mas viu as portuenses igualarem o resultado aos 25 pontos e virarem o resultado para 25-27. O Porto Vólei inclinou o quarto set a seu favor com quatro pontos seguidos a desfazerem a igualdade a 21 que se registava, mas, no quinto, o Vitória adiantou-se cedo e manteve o avanço até ao último serviço.

 

Voleibol (Taça Federação masculina): Vitória 3-0 Sp. Espinho

Derrotado por 3-1 no primeiro jogo das meias-finais da Taça Federação, o Vitória regressou a casa com a obrigatoriedade de ganhar para se manter em prova. E fê-lo sem apelo nem agravo: os comandados de João Santos derrotaram o Sporting de Espinho por 3-0, com parciais de 27-25, 25-19 e 25-21, e igualaram a eliminatória a um jogo. As equipas reencontram-se este sábado, a partir das 18h00, novamente no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, para o terceiro e decisivo encontro, que vai decidir quem se apura para a final.

Apesar do equilíbrio que marcou o primeiro set, o Vitória nunca deixou o Espinho passar para a frente no marcador, segurando essa vantagem até ao fim. Depois de um segundo parcial confortável, as equipas disputaram o terceiro set ombro a ombro, até aos 20-20, altura em que os homens de Guimarães se destacaram.

 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: