skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Desporto Carbono Zero: 55 clubes, 7 mil atletas no jogo da sustentabilidade

Redação
Ambiente \ quarta-feira, fevereiro 01, 2023
© Direitos reservados
Projeto pioneiro no país, em Guimarães pratica-se desporto a pensar também na sustentabilidade ambiental.

O projeto ‘Guimarães Desporto Carbono Zero’, pioneiro em Portugal, já está em marcha e chega a mais de 7 mil atletas federados de 55 clubes vimaranenses de diversas modalidades , que responderam afirmativamente ao repto lançado pelo Laboratório da Paisagem.

“Desenvolver um diagnóstico de sustentabilidade e criar um plano de ação, que contribua para a diminuição da pegada ecológica dos clubes desportivos” é a grande missão desta iniciativa, que está a ser implementada por técnicos e investigadores qualificados.

No terreno, já estão a ser realizadas visitas técnicas às instalações dos clubes vimaranenses, para a posterior elaboração do plano de sustentabilidade ambiental adaptado à realidade de cada clube. No documento irão constar propostas de melhoria em áreas de indicadores, como eficiência energética, água, resíduos, mobilidade e até a adequação das diversas atividades do clube, com o cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável 2030.

Neste âmbito, será ainda disponibilizado um software de gestão ambiental, desenvolvido especialmente para este efeito, que irá permitir aos clubes monitorizar a evolução dos diferentes indicadores ambientais integrados neste plano. Serão igualmente realizadas ações de formação e consciencialização para acelerar a transição verde, orientadas para dirigentes, treinadores, atletas e cidadãos. A partir deste projeto, o Município de Guimarães orientará o programa de apoio financeiro aos clubes desportivos, de acordo com os objetivos inscritos nos planos de sustentabilidade ambiental e a sua taxa de concretização.

Nelson Felgueiras, vereador do desporto e juventude do Município de Guimarães, realça “a importância deste projeto, e o impacto que poderá ter na mudança dos clubes e da comunidade”. “O objetivo é também orientar as políticas municipais de investimento e de apoio ao desporto, com base no cumprimento das metas de sustentabilidade”, adianta o responsável.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73