skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Golo no último minuto catapulta Pevidém para a liderança

Redação
Desporto \ domingo, fevereiro 18, 2024
© Direitos reservados
Bis de Lima Pereira em casa do Dumiense empurra cavaleiros para a liderança da Série A do Campeonato de Portugal. Vitória B perde com Salgueiros. No voleibol, equipa feminina do Vitória vence de novo.

O Pevidém é o novo líder da Série A do Campeonato de Portugal, graças ao triunfo por 2-1 no terreno do Dumiense, selado nos instantes finais do desafio da 20.ª jornada, e ao empate a dois golos do Camacha na visita ao Ribeirão. Na mesma prova, o Brito empatou 0-0 com o Montalegre e ocupa o sexto lugar. Na Série B do quarto escalão do futebol luso, o Vitória B perdeu por 2-0 na visita ao Salgueiros e continua longe dos lugares de acesso à fase de subida à Liga 3. Já a equipa feminina de voleibol do Vitória regressou aos triunfos, ao derrotar o Leixões por 3-1.

 

DOMINGO, 18 DE FEVEREIRO

Futebol: Campeonato de Portugal (Série A - 20.ª jornada)
Dumiense 1-2 Pevidém
Montalegre 0-0 Brito

A liderança da série A do Campeonato de Portugal tem novas cores: são elas o azul celeste e o branco do Pevidém. A equipa treinada por André Brito atingiu o topo da classificação graças à pontaria do defesa central Tiago Lima Pereira, autor dos golos que selaram a reviravolta em Braga, o último dos quais aos 90+5 minutos. Depois de Joel Marques inaugurar o marcador para os lobos aos 10 minutos, o defesa igualou o marcador aos 43 e selou o triunfo aos 90+5, já com o Dumiense reduzido a 10 elementos.

A seis jornadas do encerramento da primeira fase, o Pevidém é primeiro, com 35 pontos, mais um do que o trio de perseguidores, formado por Camacha, Limianos e Tirsense. Um pouco abaixo, no sexto lugar, aparece o Brito, que empatou sem golos no reduto do Montalegre, quinto. A equipa de André Anastácio encerrou assim o ciclo de seis jogos fora de portas com três vitórias, um empate e duas derrotas, somando agora 28 pontos. 

No próximo fim de semana, o Pevidém recebe o Montalegre e o Brito o Tirsense, estando ambos os jogos marcados para domingo.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série B - 20.ª jornada)
Salgueiros 2-0 Vitória B

A equipa B do Vitória perdeu mais uma oportunidade para se aproximar dos dois lugares de acesso à luta pela subida à Liga 3. Os comandados de Tozé Mendes foram incapazes de aproveitar o empate do segundo classificado, São João de Ver - 1-1 com o Paredes -, já que a viagem ao Porto para o embate com o Salgueiros se saldou pela derrota por 2-0. 

Equipa que já competiu ao mais alto nível em Portugal, o Salgueiros inaugurou o marcador aos 40 minutos, por Miguel Teixeira, e fechou as contas aos 78, por Afonso Couto, outro médio. Os vitorianos ocupam o quarto lugar, com 29 pontos, e recebem, na 21.ª jornada, o Beira-Mar, quinto classificado, com os mesmos pontos. O duelo está marcado para as 15h00 de domingo.

 

Voleibol: Liga LIDL (Série dos Primeiros - 9.ª jornada)
Leixões 1-3 Vitória SC

De regresso ao Pavilhão Ilídio Ramos, onde fora copiosamente derrotada na primeira fase, a equipa treinada por Hélder Andrade mostrou uma face bem diferente neste domingo e venceu as leixonenses por 3-1, num encontro marcado pelos parciais desequilibrados: 13-25, 17-25, 25-15 e 21-25. 

A equipa preta e branca foi quase sempre melhor, à exceção do momento em que viu o emblema de Matosinhos disparar na liderança após a igualdade a cinco pontos no terceiro set, e somou três pontos que lhe permitem isolar-se no quinto lugar e encostar-se ao Sporting na quarta posição: o Vitória tem as mesmas cinco vitórias e cinco derrotas da equipa lisboeta, mas apenas 17 pontos, enquanto as verde e brancas têm 20.

No próximo fim de semana, a equipa de Guimarães recebe o vice-líder da tabela, o FC Porto.

 

SÁBADO, 17 DE FEVEREIRO

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série A - 20.ª jornada)
Os Sandinenses 2-0 Mirandela

A tarde deste sábado marcou o regresso às vitórias do Sandinenses. A equipa de Júnior Santos recebeu e venceu o Mirandela por 2-0, no Campo Dona Maria Teresa, com um golo em cada parte: Endric adiantou os azuis de Guimarães aos 37 minutos e Juninho selou o resultado aos 71. 

Este resultado permite aos homens de São Martinho de Sande distanciarem-se dos lugares de despromoção e regressarem provisoriamente ao sétimo lugar, com 27 pontos após 20 jornadas. O Sandinenses está agora a seis pontos da primeira equipa em zona de descida, precisamente o adversário deste sábado, 10.º classificado.

 

Voleibol: Liga Una Seguros (Série dos Primeiros - 9.ª jornada)
Vitória SC 2-3 Leixões

A má entrada no quinto e decisivo set acabou por comprometer as aspirações de regresso aos triunfos na Liga Una Seguros, apesar de o Vitória ter levado a discussão do encontro até às vantagens.

A formação de Nuno Pereira acabou derrotada na receção ao Leixões por 3-2, após parciais de 25-22, 21-25, 21-25, 25-18 e 14-16, em encontro disputado este sábado à tarde no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense. 

Os vitorianos ocupam a sétima e penúltima posição da Série dos Primeiros, com 13 pontos após nove jornadas.

 

Andebol: Campeonato Nacional 1 (1.ª Fase - 18.ª jornada)
Vitória de Setúbal 32-33 Vitória SC

Em duelo de Vitórias, sorriu o de Guimarães. Tal como na primeira volta, o conjunto de Eduardo Fernandes venceu o homónimo de Setúbal, desta feita à beira-Sado, no Pavilhão Antoine Velge, por um golo de diferença, num encontro de incerteza até ao fim.

Os homens de preto e branco até entraram mal, sofrendo três golos sem resposta, mas equilibraram o marcador depois de se verem a perder por 6-3 e não mais largaram a formação sadina na disputa pela vantagem. Depois do empate a 17 golos ao intervalo, os vimaranenses foram mais fortes na segunda parte, tendo construído inclusive uma vantagem de quatro golos (26-22).

Os setubalenses ainda reagiram a tempo de empatar a 31 golos perto do fim, mas dois golos de rajada permitiram aos vitorianos de Guimarães agarrar um triunfo que consolida o sétimo lugar e constitui passo crucial rumo à manutenção. Rui Oliveira foi a figura do encontro, ao apontar 13 golos.

A quatro jornadas do fim da primeira fase, o Vitória tem 33 pontos, mais cinco do que o FC Gaia, nono classificado. Os vitorianos garantem a manutenção se se classificarem nos oito primeiros lugares da fase regular e recebem, na próxima jornada, o Marítimo, formação logo acima na tabela, com 38 pontos.

 

Polo Aquático: Divisão A1 masculina (1.ª Fase - Jornada 12)
Vitória SC 37-7 CNAC

Como seria de esperar, o Vitória alcançou um triunfo folgado na receção ao Clube Náutico Académico de Coimbra. Os comandados de Vítor Macedo apresentaram um registo de quase uma dezena de golos por período, tendo vencido o primeiro quarto por 9-2 e chegado ao intervalo a vencer por 18-5. Depois de apontarem 10 golos sem resposta no terceiro período, os tetracampeões nacionais consentiram mais dois golos nos derradeiros oito minutos. 

Líder da Divisão A1 masculina, com 11 triunfos e uma derrota em 12 partidas, a formação vitoriana desloca-se, na próxima jornada, à piscina da Juventude Pacense e encerra a primeira fase do campeonato com a receção ao Povoense.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73