skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória vai disputar fase do título após derrotar Fiães

Redação
Desporto \ domingo, março 17, 2024
© Direitos reservados
A equipa de Hélder Andrade coroou segunda fase em crescendo com triunfo por 3-0 que a catapultou para o terceiro lugar no final da segunda fase e para a luta pelo título, a começar pelo Porto Vólei.

O Vitória deu sequência aos categóricos triunfos perante Sporting e Benfica nas jornadas anteriores e está na fase da luta pelo título nacional feminino de voleibol. Em mais um jogo no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, a turma de Hélder Andrade despachou o Fiães por 3-0 e garantiu o apuramento para a fase decisiva no terceiro lugar, atrás do FC Porto e do Porto Vólei e à frente do Sporting, equipa que garantiu a última vaga face ao triunfo do Leixões e à derrota do Benfica, terceiro classificado à partida para a última jornada, na receção ao Porto Vólei.

No futebol, o Pevidém foi a única equipa vimaranense a evitar a derrota no Campeonato de Portugal. A escassos metros do estádio onde o Vitória derrotou o Desportivo de Chaves, a equipa de São Jorge de Selho marcou nos descontos da segunda parte para empatar 1-1 com o Vilar de Perdizes e subiu ao primeiro lugar, com os mesmos 40 pontos do Limianos e do Tirsense, que se defrontaram nesta tarde, com vitória dos leões de Santo Tirso. O Brito perdeu em Vila Real, e o Sandinenses comprometeu um final de época possivelmente tranquilo, com derrota caseira ante o Portosantense. Vitória B perdeu em Marco de Canaveses.

 

DOMINGO, 17 DE MARÇO

Voleibol: Liga LIDL (Série dos Primeiros - 14.ª jornada)
Vitória SC 3-0 Fiães

O Vitória SC continua na luta pelo título nacional! A equipa de Hélder Andrade alcançou esse objetivo neste domingo à tarde, ao receber e vencer o Fiães pela margem máxima, com parciais esclarecedores: 25-18, 25-16 e 25-12. As vitorianas adiantaram-se cedo em todos eles, tendo assim carimbado o terceiro lugar na segunda fase, com 32 pontos, e garantido uma das quatro vagas para a luta pelo campeonato nacional.

A equipa preta e branca vai defrontar o Porto Vólei, segundo classificado, nas meias-finais. A outra semifinal opõe o FC Porto, campeão em título e vencedor da segunda fase, ao Sporting, quarto classificado.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série A - 24.ª jornada)
Vilar de Perdizes 1-1 Pevidém SC
Vila Real 2-0 Brito SC
Os Sandinenses 0-1 Portosantense

O ponto resgatado nos instantes finais do duelo com o Vilar de Perdizes elevou o Pevidém SC à condição de líder da Série A do Campeonato de Portugal, quando resta disputar duas jornadas na primeira fase. Após o nulo ao intervalo, a equipa de Vilar de Perdizes, a jogar em Chaves, em casa emprestada, adiantou-se no marcador aos 54 minutos, por Jose Alberto Soto, mas viria a ficar em inferioridade numérica aos 66.

André Alves igualou aos 90+1 minutos e deu aos cavaleiros de São Jorge uma igualdade que lhes permite liderar o campeonato, com os mesmos 40 pontos do Tirsense, segundo classificado, e do Limianos, terceiro, embora com menos um jogo. E o Pevidém visita precisamente Ponte de Lima na próxima ronda. 

Já o Brito adiou o objetivo da manutenção e viu esfumar-se se de vez a hipótese de lutar pelo topo nas últimas duas jornadas, ao perder por 2-0 no reduto do Vila Real. Os britenses continuam no sexto lugar, com 34 pontos, após a derrota imposta pelos golos de André Liberal e de André Azevedo, que impulsionaram a formação transmontana para o nono lugar, o primeiro acima da linha de água, com os mesmos 31 pontos do Sandinenses, que também se atrasou na luta pela permanência. 

A equipa de São Martinho de Sande perdeu por 1-0 na receção ao Portosantense, com um golo marcado aos 63 minutos. Na 25.ª e penúltima jornada da Série A, os azuis visitam o Brito, em duelo agendado para as 16h00 de 24 de março, domingo.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Série B - 24.ª jornada)
Marco 3-0 Vitória B

Depois de ver gorada a luta pela subida à Liga 3, o Vitória B foi este domingo incapaz de assegurar matematicamente a permanência no Campeonato de Portugal, ao perder em Marco de Canaveses por números pesados, carimbados com um hat-trick de Adílio Varela, aos minutos 26, 51 e 55.

Quinta classificada com 33 pontos em 24 jornadas, a equipa de Guimarães é quinta classificada, mas visita, na próxima jornada, a única equipa abaixo da linha de água com possibilidades de se manter em prova, o Florgrade, 10.º, com 29. O duelo está marcado para as 16h00 de 24 de março.

 

SÁBADO, 16 DE MARÇO

Voleibol: Liga Una Seguros (Série dos Primeiros - 14.ª jornada)
Vitória SC 3-0 Castêlo da Maia

Os parciais não deixam dúvidas quanto à superioridade vitoriana na receção ao Castêlo da Maia, a encerrar a segunda fase da Liga Una Seguros: os parciais de 25-16, 25-18 e 25-16 deram corpo a um triunfo pela margem máxima em desafio da 14.ª jornada. 

A equipa de Nuno Pereira só esteve em desvantagem nos primeiros dois pontos do encontro, antes de se lançar para três sets confortáveis, sem margem para discussão. 

Sexto classificado, com as mesmas sete triunfos e nove derrotas da Fonte do Bastardo, mas menos pontos face ao quinto classificado - 20 contra 25 -, o Vitória vai defrontar a Académica de São Mamede nos oitavos de final da Taça Federação. 

 

Futsal: Liga Placard (1.ª Fase - 18.ª jornada)
CR Candoso 5-7 Quinta dos Lombos

Matematicamente despromovida após a derrota por 13-0 perante o campeão em título Sporting, no fim de semana anterior, a equipa de São Martinho de Candoso voltou a jogar no seu pavilhão este sábado e deu a melhor réplica a um adversário desde o início da temporada.

A formação comandada por Óscar Rosas esteve quase sempre em desvantagem, mas foi capaz de acompanhar o ímpeto goleador da formação da Área Metropolitana de Lisboa ao longo da primeira parte. O resultado ao intervalo espelhava essa avalanche de golos de um lado e do outro: 6-5 a favor da equipa do concelho de Cascais. Diogo Teixeira, Rui Pereira, Rui Oliveira, Luís Peixoto e João Teixeira marcaram para os azuis e amarelos. A toada da segunda parte foi muito diferente, com as balizas bem mais protegidas. Um autogolo de Jotinha, aos 36 minutos, ditou o resultado final. 

Lanterna vermelha, sem pontos, o CR Candoso ainda tem de cumprir mais quatro jogos no campeonato, a começar pela visita ao penúltimo, Belenenses, em 24 de março, domingo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73