skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
15 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória derrota Boavista e encontra Póvoa nos quartos da Taça

Redação
Desporto \ sábado, março 30, 2024
© Direitos reservados
O Vitória garantiu a última vaga nos quartos de final, com um triunfo por 28-21 sobre os axadrezados, e vai discutir com o Póvoa AC uma vaga na final a quatro, a 06 de abril, novamente em Guimarães.

O Vitória SC controlou a marcha do marcador em praticamente todo o jogo e derrotou o Boavista nos oitavos de final da Taça de Portugal de andebol. Última a assegurar uma vaga nos quartos de final da prova rainha, a equipa treinada por Eduardo Fernandes vai lutar pelo acesso à final four com o Póvoa AC, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em 06 de abril.

No basquetebol, o Vitória SC foi, na primeira parte, superior ao FC Porto, líder do campeonato, mas viu o triunfo comprometido no terceiro período e sentenciado o afastamento da Taça Hugo dos Santos. Perdeu esta sexta-feira à noite, por 91-84, na quinta e última jornada do Grupo B. Depois de um bom começo, com triunfos sobre o Lusitânia e o Portimonense, as derrotas caseiras com Imortal e Sporting revelaram-se cruciais para esse desfecho. A formação de Miguel Miranda foi quarta classificada, quando precisava de um dos três primeiros lugares para disputar a fase final da prova.

No voleibol masculino, a equipa do Vitória venceu o primeiro jogo dos oitavos de final da Taça Federação, no pavilhão da Académica de São Mamede, por 3-0, sem contestação. Os comandados de Nuno Pereira apuram-se para os quartos de final se vencerem mais um jogo, estando o próximo marcado para o Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

 

SÁBADO, 30 DE MARÇO

Andebol: Taça de Portugal (Grupo B - 5.ª jornada)
Vitória SC 28-21 Boavista

O Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense acolheu o derradeiro encontro dos oitavos de final da Taça de Portugal, com o Vitória SC, do escalão principal, a eliminar o Boavista, da Divisão de Honra. Depois de chegar ao intervalo a vencer por 13-10, a equipa de Guimarães cimentou a vantagem na segunda parte, apesar de os portuenses se terem mantido quase sempre à distância de quatro a cinco golos. Carlos Bandeira foi o melhor marcador vitoriano, com oito golos, seguido por Rui Oliveira, Mário Pereira e André Azevedo, com quatro cada. 

Os pupilos de Eduardo Fernandes recebem, nos quartos de final, o Póvoa AC, formação que garantiu a permanência no Campeonato Nacional 1 com o oitavo lugar na primeira fase, logo acima do Vitória, agora na fase de luta pela permanência. O vencedor dessa eliminatória marcada para 06 de abril vai disputar a final four. Os restantes jogos dos quartos de final são o Belenenses - Ginásio de Santo Tirso, Benfica - FC Porto e Marítimo - Sporting.

 

SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO

Basquetebol: Taça Hugo dos Santos (Grupo B - 5.ª jornada)
FC Porto 91-84 Vitória SC

Decisivo para a continuidade do Vitória SC na Taça Hugo dos Santos, o embate no pavilhão do FC Porto teve em desfecho infeliz para as cores vimaranenses, mas esteve em aberto até ao fim. Depois de um primeiro quarto equilibrado, a equipa de Miguel Miranda assinou os melhores momentos do encontro no segundo período e chegou ao intervalo a vencer por 52-40.

O regresso dos balneários deitou, contudo, por terra o que fora construído até então: os vitorianos pareceram capazes de segurar a vantagem, mas os portistas colaram-se no marcador com um parcial de 11-0, rumo aos 59-58, e viraram o resultado pouco tempo depois. A perder por quatro pontos à entrada para os 10 minutos finais, os vitorianos mantiveram a discussão acesa, mas, com desperdício aqui e ali, foi incapaz de retomar a dianteira do marcador. As estatísticas mostram que a parca eficácia no tiro exterior (27,6% contra 42,4% dos azuis e brancos) comprometeu as aspirações de um Vitória, que teve em Cornelius Hudson - um habitué - o jogador em maior evidência, com 23 pontos e sete ressaltos.

A equipa de preto e branco foi quarta classificada no Grupo B, com duas vitórias e três desaires em cinco jogos, e terminou a participação na competição. O campeonato regressa a 06 de abril, com a receção ao Imortal, precisamente um dos carrascos vitorianos na Taça Hugo dos Santos.

 

Voleibol: Taça Federação (1/8 Final - Jogo 1)
AA São Mamede 0-3 Vitória SC

Concluída a segunda fase da Liga Una Seguros, com o Vitória no sexto lugar da Série dos Primeiros e a Académica de São Mamede no terceiro da Série dos Últimos, as equipas abriram, na sexta-feira, a primeira eliminatória da Taça Federação, prova que encerra a temporada para ambas.O Vitória venceu pela margem máxima, com parciais de 16-25, 21-25 e 15-25. 

Os oitavos de final mudam-se para Guimarães em abril, com o Vitória a receber a equipa de São Mamede de Infesta em 08 de abril, a partir das 21h00. Se vencer, segue para os quartos de final. Se perder, disputa o terceiro e decisivo jogo na terça-feira, novamente na cidade-berço.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: