skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória luta, mas é goleado em Famalicão e hipoteca subida

Redação
Desporto \ sábado, maio 25, 2024
© Direitos reservados
A formação de Ivo Roque até teve momentos de perigo na primeira meia hora, mas o marcador acabou por espelhar as diferenças de andamento das equipas, na primeira mão do play-off de acesso à Liga BPI.

Num jogo em que tentou remar contra a maré de uma equipa mais alta, mais veloz e mais intensa, o Vitória SC perdeu no terreno do Famalicão por 6-1 na primeira mão do play-off de acesso à Liga BPI e está praticamente arredada de uma inédita participação no escalão maior feminino do futebol em Portugal. A segunda mão disputa-se em Guimarães, a 02 de junho, domingo, a partir das 11h00.

O Pevidém, por seu turno, voltou a perder no Grupo de Promoção à Liga 3. Já arredados da subida, os cavaleiros de São Jorge foram derrotados por 2-1 no reduto do São João de Ver, em partida da quinta e penúltima jornada.

 

Futebol: Play-Off Liga BPI feminina (1.ª Mão)
Famalicão 6-1 Vitória SC

A inédita subida ao principal campeonato feminino de futebol tornou-se uma miragem neste sábado. O golo de Bruna Oliveira, jogadora de 17 chamada à seleção nacional sub-18, num chapéu oportuno a Andrea Neves, aos 32 minutos, reduziu a diferença para 2-1 e devolveu ao Vitória SC a esperança de levar o play-off em aberto para a segunda mão, em Guimarães, mas o resto do encontro tratou de espelhar no marcador as amplas diferenças entre as equipas.

A equipa de Ivo Roque perdeu por 6-1 no jogo da primeira mão, este sábado, em que até foi a primeira equipa a criar perigo, num remate de Beatriz Conduto, aos nove minutos, travado por uma adversária junto à linha de baliza. 

Pese o aparente equilíbrio, o primodivisionário Famalicão tinha muito mais facilidade em quebrar linhas quando acelerava, em construir lances ofensivos com fluidez, num contraponto ao esforçado futebol vimaranense, e em ganhar bolas aéreas, o que acabou por se refletir em golos. Kristina Maksuti inaugurou o marcador aos 14 minutos, antes de Sara Brasil dilatar as contas num chapéu, aos 22. Sara Monteiro, aos 35, respondeu a Bruna Oliveira com um chapéu a Babi, fixando o 3-1, a partir do qual as famalicenses se lançaram para a goleada na segunda metade.

Jogadora mais diferenciada da equipa da casa, Andrea Mirón fez o 4-1, num penálti superiormente convertido, aos 51, antes de Sara Brasil fechar as contas aos 87 e aos 90+6.

 

Futebol: Campeonato de Portugal (Grupo Promoção: Grupo 1 - Jornada 05)
São João de Ver 2-1 Pevidém SC

Afastado da subida à Liga 3 após três derrotas consecutivas, o Pevidém SC aparentou ser capaz de um resultado diferente quando se adiantou no marcador por Araki, aos 53 minutos, mas a reviravolta do São João de Ver impediu o regresso aos pontos dos cavaleiros de São Jorge, orientados pelo treinador dos sub-19, João Vieira Lopes, após a saída do treinador André Brito.

A equipa do concelho de Santa Maria da Feira igualou por Isaac Cissé, aos 64 minutos, e selou o triunfo numa grande penalidade convertida por Carlos Rocha, aos 73. O São João de Ver está agora igualado na liderança do grupo com o Amarante, que venceu no reduto do Limianos por 2-0. Os pevidenses, quartos e últimos classificados, com um ponto, recebem precisamente a formação de Ponte de Lima, terceira, com sete, na sexta e última jornada do Grupo de Promoção, marcado para as 18h00 de 01 de junho, um sábado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73