skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DESPORTO: Vitória perde em Esgueira em jogo com arbitragem polémica

Redação
Desporto \ domingo, março 26, 2023
© Direitos reservados
Após três períodos a correr atrás do prejuízo, Vitória passou para a frente no quarto, antes de ver os árbitros expulsarem Fernando Monteiro e conceder três lançamentos ao Esgueira, que virou o jogo.

Sábado | 25 de março

 

Basquetebol (Liga Betclic - Grupo B): Esgueira 98-88 Vitória SC

Após duas vitórias seguidas, o Vitória SC perdeu de novo no Grupo B da Liga Betclic, desta feita perante o Esgueira, em Aveiro, por 98-88.

Num sábado à noite com atmosfera intensa no caldeirão verde do Esgueira, a história do jogo divide-se praticamente em duas partes: a dos três primeiros períodos, com os anfitriões sempre em vantagem e o Vitória a recuperar por duas vezes diferenças de dois dígitos, e a do último período, marcado por equilíbrio e polémica.

Depois de ter chegado ao intervalo a perder por 46-42, a equipa de Miguel Miranda viu os aveirenses novamente distanciarem-se no marcador, até aos 59-48, antes de encurtarem o fosso até ao final do período (64-63). Nos 10 minutos finais, o Vitória passou por três vezes para a frente, alcançando uma vantagem de 71-68 graças a um triplo de Jacob van Tubbergen.

A polémica desencadeou-se no lance seguinte, quando, ao rever um lance em que a bola seria do Esgueira ou do Vitória ao sair da quadra, o trio de arbitragem expulsou o diretor vitoriano Fernando Monteiro e atribuiu três lances livres à equipa trajada de verde, mais posse de bola. A equipa de Guimarães ainda esteve mais uma vez na frente, mas outra decisão aparentemente errada, a dar posse de bola ao Esgueira, resultou num triplo do eficaz Alex Kappos - 28 pontos, com cinco em nove tentativas de três pontos concretizadas. Esse lance e o seguinte colocaram o marcador em 79-73, embalando os anfitriões para o triunfo.

O Vitória é agora terceiro no Grupo B, com 38 pontos, os mesmos do segundo, Esgueira, e menos um do que o primeiro, CD Póvoa. Na próxima jornada, a sexta, os comandados de Miguel Miranda recebem o CAB Madeira. 

 

Voleibol (Taça Federação masculina): Vitória 3-1 Ginásio Santo Tirso

A equipa de João Santos repetiu, neste sábado, o triunfo do passado fim de semana por 3-1 e eliminou o Ginásio de Santo Tirso da Taça Federação, apurando-se assim para as meias-finais da Taça Federação. 

Depois de um primeiro set sem discussão, que venceu por 25-19, o Vitória perdeu terreno para a formação tirsense a partir do empate a seis pontos no segundo e viu o adversário empatar com um parcial de 25-20. 

A formação da casa levou a melhor no terceiro, o mais equilibrado da partida (25-23), e fechou a eliminatória com um tranquilo quarto set (25-19).

Quinto classificado da Série dos Primeiros, o Vitória conta com o fator casa em todas as eliminatórias que disputar e, nas meias-finais, vai jogar com Castêlo da Maia ou Sporting de Espinho, formações empatadas a um jogo, que decidem a respetiva eliminatória este domingo, a partir das 18:00, na Maia. 

 

Futsal (Liga Placard): Sp. Braga 7-3 Candoso

O Candoso ainda esboçou uma primeira reação à entrada ofensiva de um Sporting de Braga que jogava em casa, mas não teve argumentos para responder aos demais golos arsenalistas e perdeu por 7-3 em partida da 19.ª jornada da Liga Placard, realizada neste sábado, no pavilhão do campus de Gualtar da Universidade do Minho. 

O vice-líder do campeonato abriu o marcador por Allan Guilherme, aos quatro minutos, mas o reforço de inverno Carlos Bertuola igualou três minutos depois. A igualdade foi, porém, sol de pouca dura; Júnior, talvez o elemento mais inspirado dos vermelhos e brancos, fez o 2-1 aos oito e Allan Guilherme bisou aos 20 para estabelecer o 3-1 que se verificava ao intervalo. 

O início da segunda parte deu contornos de goleada ao encontro, com quatro golos bracarenses nos primeiros 10 minutos. Apesar do desnível, o Candoso teve ainda fôlego para marcar duas vezes num só minuto, num autogolo de Tiago Sousa e ainda por Julinho.

A equipa de São Martinho de Candoso permanece no 10.º lugar, com 10 pontos, e recebe, na próxima ronda, o Quinta dos Lombos, em duelo marcado para 08 de abril.

 

Polo Aquático (Divisão A1 masculina): Sporting 14-11 Vitória SC

O Vitória está sem margem de erro na meia-final da Divisão A1 masculina se quiser conquistar o tetracampeonato nacional. A equipa de Vítor Macedo perdeu este sábado por 14-11 em Lisboa, frente ao Sporting, e, apesar de a eliminatória mudar definitivamente para Guimarães, está obrigada a vencer qualquer jogo que resta. 

Num duelo quase sempre equilibrado, a formação de Guimarães terminou o primeiro quarto a vencer por 5-4, mas viu os leões passarem para a frente do marcador até ao intervalo (8-7). Após um terceiro período quase sem golos, que terminou 9-7, o Vitória foi incapaz de virar o resultado nos oito minutos finais e viu ainda os lisboetas avolumarem o resultado. 

 

Voleibol (Taça Federação feminina): Vitória SC 3-0 Sp. Braga

Depois do triunfo de domingo por 3-0, a abrir os quartos de final, a equipa preta e branca repetiu a dose este sábado, mas agora no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense: à semelhança do que acontecera no pavilhão do campus de Gualtar da Universidade do Minho, o Vitória derrotou o Sporting de Braga pela margem máxima e apurou-se para as meias-finais da Taça Federação. 

À exceção do primeiro set, que se manteve equilibrado até aos 19-18, antes de as comandadas de Hélder Andrade dispararem para a vitória com cinco pontos consecutivos, a equipa de Guimarães controlou todas as incidências do encontro. 

Nas meias-finais, o Vitória vai defrontar o vencedor da eliminatória entre Porto Vólei e Clube Sports da Madeira. As portuenses venceram o primeiro jogo e seguem em frente se vencerem neste sábado.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: