skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Dia Internacional dos Museus: há muitas atividades gratuitas em Guimarães

Redação
Cultura \ terça-feira, maio 16, 2023
© Direitos reservados
Do Paço dos Duques ao CIAJGG, passando pela Sociedade Martins Sarmento, na próxima quinta-feira os museus abrem-se à comunidade.

Esta quinta-feira, dia 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus e alguns dos espaços museológicos vimaranenses apresentam várias atividades gratuitas, essencialmente visitas, à disposição da comunidade.

Desde o Paço dos Duques de Bragança ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães – CIAJG, passando pela Sociedade Martins Sarmento, a oferta é diversificada, sendo que este ano o tema proposto é “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”.

DIA 18 – QUINTA-FEIRA

10 horas – Teatro de marionetas “O Afonso e a Constança, Duques de Bragança”. De uma forma divertida, este teatro conta a história da Casa Senhorial que D. Afonso mandou construir para viver com a sua mulher, D. Constança de Noronha. Para o público escolar. (As entradas e atividades são gratuitas. Caso pretenda participar será necessária uma inscrição prévia, através do número 253 105 568 ou pelo e-mail pduques.se@culturanorte.gov.pt, até às 16h00 do dia 17 de maio.)

10 horas, 10h30 e 11 horas – Visitas orientadas às exposições atualmente patentes: “Interminável”, de Artur Barrio (n. 1945) – figura chave na arte contemporânea que ocupa um lugar central na história da arte brasileira – com curadoria de Luiz Camillo Osorio e Marta Mestre, e “Fabriqueta”, de Eduardo Matos (n. 1970), com curadoria de Inês Moreira. A estas mostras temporárias soma-se ainda a exposição permanente de trabalhos e as coleções de José de Guimarães, "Heteróclitos: 1128 objetos", exposição que ocupa todo o piso 1 do museu e que expõe a totalidade da coleção do CIAJG, composta por arte africana, europeia, pré-colombiana e chinesa antiga, e obras de José de Guimarães

14 horas e 16 horas – Oficina de artes plásticas "Sorte ao Desenho, Desenho à Sorte", da responsabilidade de Luísa Abreu, a ter lugar às 14h00 e às 16h00. Esta oficina desafia-nos a olhar para algumas obras da coleção do CIAJG com uma atenção muito particular – perante a possibilidade de encontrar objetos mágicos dentro de um museu, e descobrir que objetos são esses e o que têm de tão especial.

14 horas e 16 horas – Oficina de correspondência "CartaMuseu", desta feita orientada por Patrícia Geraldes, para conhecer e explorar modos e estratégias intuitivas de saber e de fazer quando se quer partilhar o que sentimos, nomeadamente quando visitamos um museu, enquanto se pega numa folha de papel e se coloca tudo num envelope. CIAJG.

15 horas – Visita guiada ao Museu Arqueológico da Sociedade, na Rua Paio Galvão. A visita é gratuita e será uma oportunidade para conhecer as valiosas coleções preservadas neste museu.

15 horas – Visita orientada ao Paço dos Duques de Bragança que, de uma forma generalizada, abordará a história do edifício, desde o século XV até aos dias de hoje, bem como as principais coleções em exposição. (As entradas e atividades são gratuitas. Caso pretenda participar será necessária uma inscrição prévia, através do número 253 105 568 ou pelo e-mail pduques.se@culturanorte.gov.pt, até às 16h00 do dia 17 de maio.)

17h30 – Inauguração de uma exposição no âmbito das 'Jornadas Indisciplinadas', um momento de apresentação de propostas artísticas pelos alunos da Licenciatura em Artes Visuais (EAAD/UM). Esta ação é desenvolvida no âmbito do Projeto Triangular, promovido pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) e o Centro Para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

19 horas – Concerto comentado "O Nascimento da Arte" de António Jorge Gonçalves e Filipe Raposo. Os artistas apresentam aqui um concerto para piano e caneta digital – um trabalho em curso desde que se estrearam juntos no festival BIG BANG 2015 (CCB/Lisboa). Os bilhetes para este concerto (reservado a maiores de 6 anos) estarão disponíveis para levantamento no local apenas no próprio dia.

Neste dia o acesso é gratuito para visita ao Palácio Vila Flor, onde é atualmente possível conhecer a exposição coletiva “A Prática do Infinito Pela Leitura”, com curadoria/edição de Catarina Domingues, Ricardo Ribeiro, Sr. Teste Edições; e também à Casa da Memória de Guimarães, onde podemos conhecer a exposição permanente "Território" e "Comunidade" que ocupa as duas naves deste centro de interpretação e conhecimento que expõe, interpreta e comunica testemunhos materiais e imateriais que contribuem para um melhor conhecimento da cultura, território e história de Guimarães.

DIA 20 – SÁBADO


15 horas – Visita guiada à Casa de Pousada, em Azurém. Atendendo às características do espaço, as visitas têm uma lotação limitada, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do e-mail sms@msarmento.org ou do telefone 253415969.

21 horas – Vista comentada ao Espólio Romano da Cidade de Guimarães: Dedicatórias a Hércules e às Ninfas, orientada pelo arqueólogo Gonçalo Cruz, de forma a assinalar a Noite Europeia dos Museus.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: