skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
23 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“Dinâmica emergente e inovadora”: retrato do ministro à cultura vimaranense

Redação
Cultura \ quarta-feira, outubro 19, 2022
© Direitos reservados
Presidente de câmara sugeriu a criação de um projeto cinematográfico que retrate todo o processo que deu origem à fundação de Portugal.

Pedro Adão e Silva esteve esta terça-feira na cidade berço, no âmbito da iniciativa “Cultura que somos”, frisando que “Guimarães tem dinâmicas culturais emergentes e inovadoras”. Acompanhado de Domingos Bragança e Paulo Lopes Silva, o ministro da cultura passou pelo CAAA Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura e pelo Bairro C.

No CAAA o ministro com o pelouro da cultura referiu que é seu dever “estar atento e ouvir as pessoas”, sustentando que este espaço procura “trabalhar as margens com inovação e transgressão, através de linguagens disruptivas”.

À margem da visita aos quatro concelhos que compõe o quadrilátero urbano, Pedro Adão e Silva frisou que “Guimarães tem dinâmicas culturais emergentes e inovadoras”. Na mesma visita, foi desafiado pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em diálogo com  Rodrigo Areias para que seja levado a cabo um projeto cinematográfico, em formato de série, que faça jus à importância de todo o processo que deu origem à fundação de Portugal, tendo a Batalha de S. Mamede, de 24 de junho de 1128, como ponto central, mas também os 3 séculos anteriores e posteriores à sua realização, de forma a dar relevo ao papel desempenhado por um conjunto de cidades e regiões de suma importância para a História de Portugal.

O Presidente da Câmara convidou ainda Pedro Adão e Silva para uma futura visita a Guimarães que lhe permita conhecer em pormenor o projeto cultural e artístico do Bairro C, com visita às diferentes infraestruturas como o Instituto de Design, o Teatro Jordão e Garagem Avenida e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, convite que foi aceite pelo Ministro da Cultura.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: