skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 fevereiro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Guimarães celebra os direitos das crianças com arte comunitária

Redação
Diversidade & Inclusão \ terça-feira, novembro 21, 2023
© Direitos reservados
Painel de azulejos relativo aos direitos das crianças vai ser instalado no Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, sediado em Moreira de Cónegos, no Dia Mundial da Criança de 2024.

A Câmara Municipal de Guimarães assinalou o 34.º aniversário da Convenção dos Direitos da Criança com a proposta de um painel comunitário de azulejos que abordará os direitos das crianças, envolvendo alunos do Agrupamento de Escolas Virgínia de Moura. Sob direção artística de Nuno Machado, artista vimaranense reconhecido por painéis como os da Biblioteca Municipal Raul Brandão e do Largo do Trovador, o painel vai ser inaugurado no Dia Mundial da Criança de 2024.

Organizada pela autarquia, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e pelo Agrupamento de Escolas Virgínia Moura, a cerimónia teve a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, das vereadoras Adelina Paula Pinto e Paula Oliveira, de Henriqueta Fernandes, presidente da CPCJ, e da diretora do Agrupamento de Escolhas Virgínia Moura, Maria de Jesus Carvalho.

Na sua intervenção, Domingos Bragança expressou a importância desta comemoração, destacando que os direitos consagrados nesta convenção exigem uma luta constante, afirmando o compromisso contínuo de Guimarães em ser uma “Cidade Amiga das Crianças” e proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para o crescimento e desenvolvimento pleno de todas as crianças do concelho.

"Queremos detetar o que faz falta e antecipar situações de necessidade. O que está a acontecer no mundo aumenta a indiferença, mas em Guimarães estamos comprometidos em lutar sempre pelo bem-estar e pela felicidade das nossas crianças", afirmou Domingos Bragança.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #69