Diretores de escolas debatem o seu papel em sessão a cargo da Nova Escola
A Nova Escola prometeu um ciclo de debates “abertos a toda a gente”, aquando da sua formalização, a 29 de outubro, e organiza, já neste sábado, um debate sobre o papel do diretor da escola.
Quatro diretores de agrupamentos de escolas - Jorge Dias, do Agrupamento de Escolas do Freixo, em Ponte de Lima, Benjamim Sampaio, do Agrupamento de Escola Santos Simões, em Guimarães, Paulo Antunes, do Agrupamento de Escolas de Maximinos, em Braga, e Luís Morais, do Agrupamento de Escolas de Briteiros, em Guimarães – reúnem-se a partir das 15h00, no auditório da Fraterna, no Complexo Multifuncional de Couros.
Constituída por dez pessoas, de Braga, Fafe e Guimarães, a associação está aberta a mais membros fundadores e tenciona discutir alternativas à tendência da escola tradicional deixar ficar alunos para trás, por não se enquadrarem nos atributos que valoriza. “A escola valoriza muito a capacidade de memorização e de retenção das matérias. Mas isso classifica os melhores em testes. Acaba por não desenvolver outras competências desportivas, culturais, artísticas que também fazem parte de cada um”, disse então Renato Pacheco, um dos fundadores.