DISTRITAL: Airão desce; Berço garantiu a manutenção
No Apuramento de Campeão do Pró Nacional Ponte e Sandinenses venceram os respetivos jogos, ainda que os triunfos tenham implicações diferenciadas. Ao bater o Prado (3-2) o Sandinenses fechou a classificação no segundo lugar da Série 2.
Já na Série 1 a equipa que vai disputar a finalíssima de subida apenas vai ser definida na derradeira jornada após a vitória do Ponte por uma bola a zero em Forjães. Ponte e Joane venceram os respetivos jogos, o Ponte continua com uma vantagem de dois pontos, sendo que os dois emblemas medem forças no domingo.
Na luta pela manutenção, o Santiago Mascotelos disputa uma final na próxima ronda. Perdeu em Nine por uma bola a zero, e viu o Cabreiros vencer o Serzedelo, estando as duas equipas empatadas na classificação. O Santiago desloca-se a Cabreiros num jogo decisivo na próxima jornada.
Quem já se livrou destas contas foi o Berço, que venceu o Arões e viu o Marinhas perder, garantindo assim a permanência no escalão maior do futebol distrital a uma jornada do final.
DIVISÃO DE HONRA – Selho e Ronfe taco a taco; Airão despromovidos
No escalão intermediário da AF Braga, Selho e Ronfe não desarmam na luta pelo primeiro lugar. As equipas de Guimarães garantiram os dois primeiros lugares na Série 3 de Apuramento de Campeão, mas apenas uma garantirá a subida.
O Selho venceu em São Veríssimo, o Ronfe bateu o Viatodos, continuando o Selho a ter dois pontos de vantagem. Faltam dois jogos, sendo que na derradeira ronda há confronto direto.
Na luta pela manutenção o fim-de-semana ditou a descida de uma equipa vimaranense e complicou muito a vida a outra. Num cenário complicado, o Airão perdeu 4-1 em Esporões e ficou a dez pontos da manutenção quando há apenas nove em disputa, confirmando-se a descida.
Já o Gonça jogava uma cartada decisiva, podia igualar o seu mais direto concorrente, mas acabou por perder Gonça 2-5 na receção ao Lousado, estando agora numa situação frágil, a seis pontos do segundo lugar, quando restam jogar três jogos. Nesta mesma série, com o triunfo frente ao Calendário o Torcatense garantiu a permanência.
1.ª Divisão – São Cristóvão fora das contas, Urgeses na luta
No que ainda há a decidir na 1.ª Divisão, as atenções centram-se na Série C, que vai ser decidida entre o Urgeses e o Operário de Famalicão.
O São Cristóvão corria por fora, ainda tinha uma palavra a dizer, mas ao ser derrotado em casa (0-1) pelo Operário de Famalicão ficou arredado da luta pelo primeiro lugar.
Nessa luta, o Urgeses é líder em igualdade pontual com os famalicenses, mas com vantagem no confronto direto. Nesta ronda o Urgeses bateu em casa o Tabuadelo por cinco bolas a zero.
[Artigo atulizado]