DISTRITAL: Ponte garante presença na finalíssima de acesso aos nacionais
O triunfo do Ponte sobre o Joane é o principal destaque do futebol distrital vimaranense deste fim-de-semana, uma veza que a equipa vimaranense conseguiu o primeiro lugar da Série 1 de Subida, marcando assim encontro com o Ribeirão na finalíssima.
Apenas um destes emblemas garantirá subida direta aos campeonatos nacionais, neste caso ao Campeonato de Portugal, uma subida que será definida numa eliminatória a duas mãos: o primeiro jogo será em Ponte no dia 20 de maio, o segundo em Ribeirão no dia 28.
No meso escalão, para lá das descidas de Taipas e Serzedelo, na derradeira jornada o Santiago Mascotelos não conseguiu evitar a despromoção. Ao perder em Cabreiros, o conjunto de Guimarães acabou relegado para terceiro. Já o Berço terminou a época a vencer, conseguindo a manutenção no primeiro lugar da sua série.
Na Divisão de Honra, Selho e Ronfe venceram os respetivos jogos do fim-de-semana, mantendo-se separados por dois pontos na luta pela subida. O Selho tem vantagem de dois pontos, sendo que na próxima ronda há um dérbi vimaranense que pode ser decisivo.
Na luta pela manutenção, os vizinhos Torcatense e Gonça estão em posições opostas: O Torcatense bateu o Gonça, reforçando o primeiro lugar e a manutenção, enquanto que o Gonça é último, descendo à 1.ª Divisão. Na outra série, já se sabia, o Airão não conseguiu evitar a descida.
Já na 1.ª Divisão, o que resta decidir é a subida, ou não do Urgeses, que divide o primeiro lugar com o Operário de Famalicão, em igualdade pontual, mas com supremacia no confronto direto. As decisões ficam para a derradeira jornada, uma vez que os dois emblemas venceram os respetivos jogos.