skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Dono do Aston Villa compra 46% das ações da SAD do Vitória por 5,5€M

Redação
Desporto \ terça-feira, fevereiro 14, 2023
© Direitos reservados
Parceria com o fundo V Sports prevê o investimento de 2 milhões de euros em infraestruturas e uma linha de crédito até 20 milhões de euros. Nassef Sawiris já esteve no D. Afonso Henriques.

O Vitória SC anunciou esta terça-feira, através de um comunicado no seu site oficial, uma parceria com o fundo V Sports, detentor da propriedade do Aston Villa, sendo que numa primeira fase a pareceria contempla a compra de 46% das ações da SAD do Vitória SC por 5,5€M.

“Esta operação está pendente de aprovação dos associados em Assembleia Geral (a agendar brevemente)”, pode ler-se no comunicado. Esta operação mantém o Vitória SC como acionista maioritário, passando o conselho de administração a “ser composto por três administradores da Vitória Sport Clube, Futebol SAD e dois afetos ao fundo V Sports S.C.S.

Adianta ainda o Vitória SC que “em resultado do pré-acordo estabelecido, o futuro parceiro da SAD suportará o investimento de dois milhões de euros em infraestruturas, a aplicar em dois anos, tornando ainda possível uma linha de crédito até 20 milhões de euros, com taxa de juro sob condições preferenciais”.

Nassef Sawiris já esteve no D. Afonso Henriques.

De acordo com a revista Forbes, Nassef Sawiris, líder da V Sports S.C.S., tem uma fortuna avaliada em 7,3 biliões de euros., tendo participação em vários clubes de várias modalidades, como a NBA ou hóquei no gelo, sendo a mais reconhecida no Aston Villa, do principal escalão do futebol inglês.

O egípcio, que já esteve em Guimarães - assistiu ao embate com o Chaves no Estádio D. Afonso Henriques - tem também uma participação de quase 6% na marca alemã Adidas. Este negócio esteve já em cima da mesa no passado, na presidência Miguel Pinto Lisboa, mas acabou por não avançar, chegando-se agora a uma plataforma de entendimento.

O acordo estabelecido prevê, tal como se pode ler no comunicado, um investimento de 2 milhões de euros em infraestruturas a aplicar em dois anos, tornando ainda possível uma linha de crédito até 20 milhões de euros para investimentos no futebol, com juro de apenas 5,5%.  

Negócio anunciado pelo Aston Villa

No site do Aston Villa, detido na totalidade pelo fundo V Sports, esta parceria é explicada como uma oportunidade de criar sinergias entre os clubes com intervenção do grupo, nomeadamente a nível de partilha de redes de olheiros a nível mundial, metodologias de treino e desenvolvimento de academias para a formação em toda a Europa e África.

Nassef Sawiris, presidente do V Sports, afirma no site do Aston Villa: “O V Sports tem o prazer de fazer uma parceria com o Vitória Sport Clube. As discussões, que duram quase dois anos, avançaram graças aos passos positivos dados pela nova equipa de gestão liderada por António Miguel Cardoso, cuja energia e visão foram um componente crucial para chegar a este acordo”, pode ler-se.

Já António Miguel Cardoso, refere que “desde o primeiro encontro descobrimos que o Sr. Nassef Sawiris é um homem de compromissos sérios e disponível para ser o parceiro certo que o VSC precisa neste momento importante da nossa história.”

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70