skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

DRCN abre concurso para reabilitar claustro do Museu de Alberto Sampaio

Redação
Cultura \ quinta-feira, setembro 07, 2023
© Direitos reservados
O anúncio publicado em Diário da República contempla ainda a instalação das infraestruturas para Internet sem fios no museu fundado em 1928. O preço-base para a obra é de 260 mil euros.

O claustro da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, parte do Museu de Alberto Sampaio desde a sua fundação, em 1928, vai ser requalificado; a Direção Regional de Cultura do Norte, entidade que tutela o museu até 31 de dezembro de 2023, lançou o concurso público para a obra com um anúncio publicado em Diário da República esta quarta-feira. O preço-base estabelecido para a obra é de 260 mil euros e o seu prazo de execução é de 180 dias – seis meses.

Os trabalhos, refere o anúncio de procedimento, consistem “na reabilitação das galerias do claustro, musealização e valorização das peças aí expostas” e à “execução das infraestruturas de eletricidade, telecomunicações e rede Wi-Fi” nesse mesmo espaço, constituído por uma sequência de arcos de volta perfeita que assentam em colunas, com raiz medieval e transformações que datam do século XVI. O claustro já fora restaurado entre 1928 e 1931, quando Alfredo Guimarães, historiador de arte vimaranense, dirigia o museu.

A empreitada também prevê a instalação das infraestruturas de telecomunicações e de Internet sem fios na restante área do Museu de Alberto Sampaio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73