skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

É melhor não fechar os olhos... ou perde um fim-de-semana a verter cultura

Redação
Cultura \ sábado, maio 07, 2022
© Direitos reservados
Tudo começa na sexta-feira e até há eventos que "vertem" para domingo. Desde concertos a exposições, sem esquecer um mercado de rua e um aniversário há muito para ver, ler e ouvir em Guimarães.

É mesmo um bom dia para um cronograma. Este sábado, dia 07 de maio, Guimarães transborda de iniciativas culturais. Aniversários, concertos, exposições, cinema. Pouca coisa fica de fora e é possível que nem tudo entre nesta lista compilada a partir do que acontece nas 24 horas de um dia na cidade-berço. Não nos esquecemos da 25.ª – é que domingo também é dia e a agenda não fica em branco. Atalhemos.

HeArts in Action - Concerto Solidário. 6.ª feira | 21h30 | CCVF

É na passagem de sexta-feira para o sábado. Na perspetiva “de trazer a sensibilidade e um alerta para a crise humanitária que enfrentamos na Europa”, o Círculo de Arte e Recreio e o Município de Guimarães reúne vários artistas vimaranenses para um concerto solidário, o HeArts in Action. Quem sobe ao palco? Manuel de Oliveira, Zé Miguel, Coro En’Canto da Sociedade Musical de Guimarães, TetrAcord’Ensemble, Hot Air Balloon, Coro de Câmara de Pevidém e companhia Atrama. E as pianistas ucranianas Tatyana Martynova e Olena Orlyk.

Mercado Alternativo do Rua | 06 a 08 de maio| 11h00 - 22h00 | Largo Condessa do Juncal
O MAR está de regresso à cidade berço com uma "Maré de animação". As bancas chegam ao Largo Condessa do Juncal esta sexta-feira. É um mercado de arts&crafts, street food, aulas de yoga, arte urbana e muita música.
Aniversário Oub’Lá | 07 de maio | 17h00 - ? | Vários
Uma espécie de aniversário, uma espécie de festa, uma espécie de festival itinerante. "Depois de 2 anos sem podermos soprar as velas, vingamo-nos com convidados de luxo", avisam. A partir das 17h00 há muito para ouvir. Paulo Cunha Martins dá as boas-vindas e depois há música com Fugly, às 22h30, no GD Unidos do Cano. Uma hora depois, no mesmo local, uma estreia em Portugal continental: os Snapped Ankles apresentam novo disco.
A festa segue depois para o São Mamede CAE. Às 01h30 os Gin Party Soundsystem sobem ao palco e depois, duas horas mais tarde, "uma batalha épica pelas melhores malhas, um b2b inédito entre dois nomes maiores do clubbing nacional" há Telma vs Ana Pacheco.
Inauguração do ciclo de exposições "Voz Multiplicada" | CIAJG - 18 horas
“Voz Multiplicada” reúne um conjunto de artistas que exploram a substância narrativa da voz ou que entendem o museu como um espaço de ressonâncias, singularidades e distorções. Evoca também o tempo da escuta e da fala no museu. Visita orientada por Marta Mestre, curadora do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG).

Concerto Captain Boy | 07 de Maio, às 21h30 | CCVF

O músico de Guimarães está de volta aos discos com o novo trabalho “Domingos Lentos” que vai ser apresentado ao vivo pela primeira vez no próximo dia 7 de Maio, no Centro Cultural Vila Flor, Guimarães. “Domingos Lentos” é o terceiro longa duração de Captain Boy. O novo álbum foi totalmente escrito em português, inspirado por autores como Bukowski e Hermann Hesse e fala sobre autodestruição, perda e descoberta. Ainda que seja um álbum introspetivo, o músico decidiu compô-lo a pensar na banda que o acompanha do vivo, para poder explorar de forma mais enérgica as suas canções.

O novo disco tem toques de psicadelismo, ritmos bem definidos e pianos obscuros que parecem ter sido tirados de um filme dos anos 60. Foi gravado num moinho em Torres Vedras, conta com a produção de Giliano Boucinha e Pedro Sousa Moreira e foi masterizado por Timothy Stollenwerk (Morphine, Kevin Morby, Chromatics).

Capivara – Noite Fetra | 07 de maio, 21h00, Sede do Grupo Recreativo 20 Arautos de D. Afonso Henriques

É uma das mais ímpares editoras nacionais e casa de um conjunto de criadores que têm marcado a última década da música em Portugal. Andam com a casa às costas pelo país, mostrando as suas canções e reunindo amigos de várias partes. Agora, a Cafetra Records traz a Noite Fetra e Amigos até Guimarães no próximo dia 7 de Maio, numa parceria com a Capivara Azul – Associação Cultural.

100 anos de Coelima, CAAA |07 de Maio às 17h00

Mostra a inaugurar no sábado busca hipóteses de futuro após a exploração dos arquivos da centenária têxtil de Pevidém e os testemunhos orais dos trabalhadores com que Fernando P. Ferreira contactou. “A exposição pretende alertar para estas histórias como potencialidades”, sugere o arquiteto ao Jornal de Guimarães. “O que podemos aqui ver é todo este trabalho de arquivo, levantado e aqui presente. Por outro lado, é uma série de histórias orais levantadas, opiniões de diversos agentes – trabalhadores, um político local, o próprio sindicato têxtil”, completa, a propósito de Fábrica de Histórias: Encontrar, texere e confabular 100 anos da Coelima, mostra com inauguração agendada para as 17h00 de sábado, que ficará patente até 18 de junho.

Filipa Tojal, CAAA | 07 de Maio, 17h

Longe é uma exposição de Filipa Tojal com texto e curadoria de Ana Paisano. LONGE 遥か é o reflexo de uma jornada pessoal, de memórias de tempos e lugares há muito perdidos. Durante os quatro anos em que Filipa Tojal viveu e trabalhou no Japão, procurou o desconhecido e o indefinido, guiada pelo desejo de se distanciar do seu lugar de origem; usando principalmente técnicas tradicionais, ela explorou conceitos como o imperfeito, o incompleto e o impermanente, que estão inextricavelmente ligados à cultura e natureza das ilhas japonesas.

Quarta Mostra de Artes Performativas da Astronauta | Brito | 06, 07 e 08 de maio
A estação espacial de Brito está a preparar-se para mais um evento espacial. Esta sexta-feira temos teatro infantil e a partir das 22h00 concerto de Mira Quebec e Diogo Mendes. Sábado há a mostra de Krisálida e o Projeto Camadas, de Rui Afonso e Sissa. A estação espacial fecha com um showcase de Mister Roland, no domingo.
Cineclube de Guimarães | Mauzões e O Poder do Cão | 07 e 08 de maio
Sábado, 07 de maio de 2022, 17h, no Grande Auditório do CCVF, vai para a tela a proposta para os mais novos do Cineclube de Guimarães. Os Mauzões, de Pierre Perifel, sobre os crimes de o Sr. Lobo, o Sr. Cobra, o Sr. Piranha, o Sr. Tubarão e a Sr.ª Tarântula antecede a mostra de O Poder do Cão, de Jane Campion. O filme que valeu à realizadora neozelandesa passa no Grande Auditório dia 08 de maio, às 21h15.
CIAJG | Conversa com José de Guimarães e Mariana Pinto dos Santos | 08 de maio - 16 horas
No dia seguinte à inauguração do ciclo expositivo “Voz Multiplicada”, José de Guimarães e Mariana Pinto dos Santos protagonizam uma conversa no CIAJG em torno do tema “Imaginários primitivistas, ontem, hoje e amanhã”. Esta conversa insere-se no ciclo de debates “Para um novo enredo de vozes” que reflete sobre o museu, a coleção e a cidade. Pensar o museu na encruzilhada de um mundo dividido, olhar a coleção para além de um ponto de vista eurocentrado, e perspetivar o projeto cultural da cidade. Este ciclo conta com a participação de pesquisadores, artistas, ativistas, curadores/as e teóricos/as, e decorre ao longo do ano, em vários encontros no CIAJG.
Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70