skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho celebra 27 anos

Redação
Ciência & Tecnologia \ segunda-feira, outubro 30, 2023
© Direitos reservados
Fundada como Departamento Autónomo de Arquitetura, a unidade operacional é hoje mais abrangente, com 600 estudantes. Na terça-feira, o campus de Azurém recebe a vice-presidente do IHRU, Filipa Serpa.

A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) celebra o 27.º aniversário na terça-feira, numa cerimónia marcada para as 17h00, no Auditório Nobre do campus de Azurém, marcada para 17h00.

Depois das intervenções do presidente da EAAD, Paulo Cruz, e do vice-reitor da UMinho, Eugénio Campos Ferreira, a vice-presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) protagoniza a conferência. “Uma nova geração de desafios na habitação”. Doutorada em urbanismo, Filipa Serpa foi professora auxiliar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa desde maio de 2015 até à presente data.

Para as 19h00, está marcada uma festa convívio no Átrio das Salas de Ensaio das Bandas de Garagem, junto à Garagem Avenida e ao Teatro Jordão, edifícios que acolhem as licenciaturas em Artes Visuais, da EAAD, e em Teatro, da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas.

A EAAD começou como Departamento Autónomo de Arquitetura, entre 1996 e 2009, e foi depois Escola de Arquitetura, entre 2009 e 2021, ano em que assumiu a designação corrente. Possui mais de 600 estudantes, 29 docentes de carreira, dois investigadores contratados e seis técnicos, administrativos e de gestão. O seu edifício, da autoria de Fernando Távora e J. B. Távora, sedia entidades como o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e o Centro de Estudos da Escola, o qual coordenou vários projetos e requalificações.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: