Obra na EB1 de Abação vai ser adjudicada por 800 mil euros mais IVA
Dois meses depois do lançamento do concurso público, a requalificação da EB1 de Abação vai ser adjudicada à construtora barcelense F. M. Magalhães por 800 mil euros mais IVA (848 mil euros), lê-se na proposta que será discutida e votada na reunião do executivo municipal de quinta-feira.
O orçamento da empreitada supera os 740 mil euros mais IVA fixados como preço base no concurso de 17 de maio, mas está aquém do máximo de 888 mil euros que resultaria do acréscimo de um possível máximo de 20% a esse valor base. O município prevê investir 208 mil euros em 2023 e 640 mil em 2024 numa obra cujo prazo de execução é de 300 dias, informa ainda a proposta.
A EB 1 de Abação, recorde-se, está encerrada desde o início do ano letivo 2021/22, o que tem obrigado cerca de 60 crianças das freguesias de Abação e Gémeos a cumprir o 1.º Ciclo na EB1/JI de Soutelo, na vizinha freguesia de Pinheiro. “A escola de Pinheiro foi requalificada, tem boas condições, convivem todos e entendem-se bem. Mas as pessoas de Abação reivindicam o seu espaço, a sua escola, que pode servir para outros fins”, disse o diretor do Agrupamento de Escolas de Abação ao Jornal de Guimarães no início de junho. Firmino Lopes referiu ainda que a cantina é um dos espaços mais carentes de intervenção.