skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Eco-Freguesias XXI: Guimarães é o concelho mais representativo do país

Redação
Ambiente \ quinta-feira, abril 22, 2021
© Direitos reservados
Com a participação de 23 freguesias e seis uniões de freguesia, Guimarães é o concelho mais representativo no projeto Eco-Freguesias XXI, uma iniciativa da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A terceira edição deste projeto regista o maior número de participações de sempre, segundo dados da ABAE, sendo então o concelho de Guimarães, juntamente com Pombal, o concelho mais representativo.

As freguesias vimaranenses que participam nesta edição são as seguintes: Aldão, Azurém, Barco, Brito, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Gondar, Guardizela, Longos, Lordelo, Moreira de Cónegos, Pencelo, Polvoreira, Ponte, Ronfe, São Torcato, Sande S. Martinho, Selho S. Jorge, Serzedelo, Silvares, Urgezes e ainda as União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão S. João e Vermil; Leitões, Oleiros e Figueiredo; Candoso S. Tiago e Mascotelos, Atães e Rendufe; Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, e por último, Oliveira, S. Paio e S. Sebastião.

Recorde-se que na última edição deste projeto o concelho de Guimarães foi aquele que teve mais freguesias galardoadas, sendo que Caldelas foi a freguesia mais bem cotada a nível nacional.  

O Município de Guimarães assegura o valor da inscrição de cada freguesia e o apoio técnico do Laboratório da Paisagem para a elaboração das candidaturas. Entre outros, os objetivos do Programa Eco-Freguesias XXI para 2020/2021 passam por motivar os atores locais e em especial os dirigentes das Juntas de Freguesias para a importância do seu papel como agentes do desenvolvimento sustentável à escala local.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: