skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Eleições Autárquicas marcadas para 26 de setembro

Redação
Política \ quinta-feira, julho 01, 2021
© Direitos reservados
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, marcou o sufrágio para o último fim de semana. Em Guimarães, são conhecidos até à data cinco candidatos à presidência da Câmara.

As Eleições Autárquicas vão-se realizar a 26 de setembro, anunciou nesta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva. “O Conselho de Ministros fixou hoje a data de 26 de setembro de 2021 para a realização das eleições gerais para os órgãos representativos das autarquias locais”, afirmou.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já tinha adiantado, na sexta-feira, que as associações nacionais de municípios e de freguesias preferiam as eleições autárquicas em 26 de setembro, enquanto os partidos se dividiam basicamente entre esta data e 10 de outubro.

De acordo com a lei eleitoral para os órgãos das autarquias locais, estas eleições são marcadas "por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência" e realizam-se "entre os dias 22 de setembro e 14 de outubro do ano correspondente ao termo do mandato".

De entre as datas possíveis, que se colocam no intervalo legal entre 22 de setembro e 14 de outubro, da parte das associações de autarcas houve uma manifestação de preferência pela data de 26 de setembro", indicou Eduardo Cabrita.

Em Guimarães, há cinco candidaturas já oficializadas à Câmara Municipal: Domingos Bragança, na busca de um terceiro mandato seguido, pelo PS, Bruno Fernandes pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP), Mariana Silva pela CDU, Adão Pizarro pelo Chega e Luís Pinto Lisboa, o nome do BE, confirmado nesta semana.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: