José Luís Carneiro lidera PS por Braga. Ricardo Costa é número quatro
Depois de alguns dias de tensão no seio Federação Distrital de Braga do PS, que até incluiu uma reunião na rua pela falta de comparência do seu presidente, Francisco Castro, o único portador da chave da sede, a lista socialista pelo círculo de Braga vai mesmo ser liderada por José Luís Carneiro, tal como acontecera em 2022.
A Comissão Política Nacional do PS aprovou, na segunda-feira à noite, com 84% de votos favoráveis, as listas para os 22 círculos eleitorais, entre as quais a encabeçada pelo até agora ministro da Administração Interna. Derrotado por Pedro Nuno Santos nas eleições internas para a secretaria-geral do partido em 16 de dezembro, José Luís Carneiro aceitou repetir candidatura após a inclusão de alguns dos seus apoiantes na liderança de alguns círculos.
São os casos de Augusto Santos Silva pelo círculo de Fora da Europa, de Paulo Pisco, pelo círculo da Europa, de Jamila Madeira, por Faro, de Paulo Cafofo, pela Madeira, ou de Fátima Pinto, por Vila Real, distrito para o qual estava prevista a liderança de Álvaro Beleza, apoiante de Pedro Nuno Santos que desistiu da candidatura. Quem também não aceitou candidatar-se às Legislativas foi Luís Soares, deputado na Assembleia da República desde 2015 e ex-presidente da Comissão Política Concelhia de Guimarães.
Quanto ao atual presidente da Concelhia de Guimarães, Ricardo Costa, é o número quatro da lista, atrás da número dois, Palmira Maciel, antiga vereadora da Câmara Municipal de Braga, indicada pela Comissão Nacional, e do número três, Pedro Sousa, indicado pela concelhia de Braga. É o único militante da concelhia de Guimarães nas nove primeiras posições da lista, o número de deputados socialistas eleitos pelo distrito há dois anos; o PS venceu as Legislativas de 2022 com maioria absoluta – elegeu 120 deputados após uma votação de 41,37% -, tendo sido o partido mais votado no círculo de Braga – 42,02% - e no concelho de Guimarães – 45,42%.