skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Eleições VSC: lista A quer diretor desportivo e fomentar ligação às escolas

Redação
Desporto \ quarta-feira, fevereiro 19, 2025
© Direitos reservados
Candidatura de Luís Cirilo promete ainda concluir miniestádio em curso no próximo mandato, aumentar cobertura do Estádio D. Afonso Henriques e avançar com a revisão dos estatutos do Vitória.

O programa da candidatura “Por um Vitória maior” às eleições de 01 de março já é conhecido. A lista encabeçada por Luís Cirilo deu-o a conhecer na terça-feira, durante uma conferência de imprensa repleta de críticas ao presidente e candidato da lista opositora, António Miguel Cardoso, quer pela gestão dos últimos três anos, quer pelos alegados impedimentos no acesso às contas do clube e da SAD.

O candidato referiu mesmo que foi impossível completar as propostas para a área financeira, um dos seis eixos do seu programa, que contempla ideias como a auditoria, a renegociação do passivo de curto prazo, aplicar pelo menos 10% da receita líquida de cada transferência no abate do passivo, o levantamento do número de trabalhadores, o estudo da quotização e a redução dos fornecimentos e serviços externos, nomeadamente custos de alojamento, deslocações e transportes.

O futebol profissional, as modalidades, a área associativa, o património e o marketing são os restantes eixos do programa da Lista A: no caso do futebol, Luís Cirilo ambiciona contratar um diretor desportivo para supervisionar o futebol, reconduzir a equipa B à Segunda Liga, a equipa feminina ao campeonato principal e ponderar o regresso da equipa sub-23, extinta na época 2022/23, após a entrada em funções da direção de António Miguel Cardoso.

Nas modalidades, a candidatura “Por um Vitória maior” propõe a aposta na formação, seja de jogadores, seja de técnicos, a realização de eventos que envolvam as escolas, parcerias com escolas e universidades para atrair atletas, identificar talentos e criar o programa “Modalidades para todos”, abrindo a prática desportiva às várias camadas etárias.

Já o património e as infraestruturas incluem a definição do local para a nova academia, a cedência do pavilhão do INATEL para jogos, a conclusão do miniestádio, a ampliação da cobertura do Estádio D. Afonso Henriques, a criação de mais espaços para a formação das modalidades e a abertura do museu do Vitória.

Na área associativa, a Lista A promete a criar a figura do Provedor do Adepto, concluir a revisão dos estatutos, uma série de descontos para famílias, promover o “ADN Vitória” e criar uma fundação para a cultura, educação e ação social.

Quanto ao marketing, Luís Cirilo propõe a reabertura de uma loja no centro da cidade, aumentar a gama de produtos e diminuir preços nas atuais lojas e criar uma marca própria de equipamentos.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #93